Culinária

Como deixar seus molhos mais saborosos com três receitas de dar água na boca

Estas dicas vão tornar o modo de preparo destas maravilhosas opções ainda mais fácil

04/10/2018 às 08h08, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

De massas a acompanhamentos, doces ou salgados, um molho com a consistência ideal e sabor acentuado é o ponto chave para fazer um prato inesquecível. Mesmo com uma enorme variedade de opções prontas disponíveis nos supermercados, não há dúvidas de que um molho fresco é capaz de transformar qualquer receita em um verdadeiro banquete.

É importante lembrar que cada molho combina com um tipo específico de comida e harmoniza apenas com certos ingredientes, como o Molho de Margarina com Ervas Finas, por exemplo. Com base líquida e essência cítrica, ele é ótimo para servir com carnes ou peixes, intensificando o próprio sabor da proteína e deixando a carne mais macia.

O Molho Branco, por ser mais encorpado, é uma das principais escolhas para curtir uma boa massa, como panquecas, macarrões, entre outros.

Já o tradicional Molho Bolonhesa, além de ficar uma delícia como recheio da típica lasanha de domingo, também pode ser servido como acompanhamento do arroz e feijão.

Confira dicas* imperdíveis para deixar estas receitas ainda mais gostosas na hora de preparar o molho perfeito.

Garanta que os gostos básicos de um molho sejam sólidos e balanceados, especialmente o salgado e o ácido;

O sal não dá apenas o gosto salgado. Ele ajuda a ampliar os aromas, mesmo em molhos doces, e esconde o sabor amargo;

Tempere os molhos com intensidade. Como são consumidos como acompanhamentos, precisam estar bem temperados para que a combinação funcione;

Experimente os molhos de maneira crítica na hora do preparo e ajuste o sabor para que a sua receita fique equilibrada e intensa;

Peça para alguém, além de você, experimentar o molho. Como as pessoas têm receptores de gostos e aromas diferentes, elas sentem os alimentos de formas distintas;

Não faça molhos espessos demais. Amidos, proteínas, gorduras e outros ingredientes espessantes tendem a esconder o sabor.

Encontrar o equilíbrio de sabores, aromas e consistência é essencial para chegar ao resultado esperado. Com estas dicas, os elogios aos seus pratos estão garantidos!

Veja abaixo o modo de preparo das três receitas:

Como fazer Molho de Margarina com Ervas Finas

Ingredientes:

½ cebola picada em cubos

4 dentes de alho

200 g de Margarina Amorela

Folhas de manjericão fresco

Pimenta do reino

Sal a gosto

250 ml de vinho branco

Suco de 1 limão

Ervas finas a gosto

Água

Modo de Preparo:

– Em uma panela, refogue a cebola e o alho na Margarina Amorela, até dourar. Adicione as folhas de manjericão, a pimenta do reino, o sal e o vinho branco. Quando começar a ferver, adicione o limão e as ervas finas. Deixe ferver por cerca de 10 minutinhos e retire do fogo. O vinho branco pode ser substituído por água.

Como fazer Molho Branco

Ingredientes:

1 copo de leite (250 ml)

1 dente de alho ralado

1 colher de chá de cebola ralada

2 colheres de sopa de Margarina Amorela

2 colheres de sopa de Farinha de Trigo Finna tipo I (sem fermento)

sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto

Modo de Preparo:

– Derreta a Margarina Amorela em fogo baixo e coloque o alho e a cebola para refogar. Aos poucos, misture a Farinha de Trigo Finna. Se possível, utilize uma peneira para que a Farinha Finna caia na panela soltinha e sem “bolas”. Isso vai deixar o molho uniforme. Mexa até formar um creme levemente dourado. Se desejar, retire a cebola e o alho que ficarem visíveis. Misture o leite, sempre em fogo baixo, depois os temperos, até ficar tudo uniforme. Sirva por cima do prato de sua escolha.

Como fazer Molho Bolonhesa

Ingredientes:

½ carne moída acém

2 dentes de alho

½ litro de molho de tomate

1 cebola grande picada

1 colher (sopa) de Margarina Amorela

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

– Em uma panela aquecida em Margarina Amorela, refogue a cebola e o alho. Depois coloque a carne moída já temperada e refogue até fritar. Em seguida, despeje o molho de tomate e cozinhe por 10 minutos.

*Fonte: Dicas Para Cozinhar Bem. MCGEE, Harold, 2010. Zahar, pág. 308-209.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade