Variedades

Veja como deixar a casa acessível para melhorar a qualidade de vida dos idosos

As medidas visam evitar acidentes e proporcionar um ambiente mais confortável para as pessoas que moram nela.

25/09/2018 às 08h20, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

É inevitável: com a idade chegam alguns problemas de saúde, como dificuldades de locomoção e menor acuidade visual, entre outros. Para melhorar a qualidade de vida dos idosos, é necessário que a casa respeite alguns atributos de acessibilidade. As medidas visam evitar acidentes e proporcionar um ambiente mais confortável para as pessoas que moram nela.

Cada cômodo tem uma especificidade e depende de alterações diferentes. Há, no entanto, algumas medidas que podem ser adotadas na casa inteira. Cores e cortinas claras podem ser adicionadas com o objetivo de melhorar a iluminação da casa e, consequentemente, ajudar a pessoa idosa a enxergar melhor. As janelas e portas precisam ser abertas facilmente.

Para tanto, é fundamental que as janelas fiquem na altura da pessoa idosa e possam ser abertas com um único movimento, com apenas uma mão. As portas devem ter ao menos 80 centímetros de largura e maçanetas do tipo alavanca. Por emergência, é recomendado ter chaves de reserva guardadas em outro cômodo ou com alguma pessoa.

 Alguns outros aspectos devem receber atenção. Os telefones, sejam eles fixos ou móveis, precisam ficar em locais de fácil acesso e ter botões visíveis e grandes; os móveis nunca devem ser mudados de lugar, já que a movimentação da pessoa idosa pode acontecer de forma instintiva pela casa; os fios devem ficar presos à parede, e não soltos pelo caminho; e o chão não pode receber produtos que o tornem escorregadio.

O piso deve ser regular, plano, antiderrapante, sem degraus ou desníveis. Objetos no meio do caminho podem provocar tropeços e, por isso, devem ser evitados, assim como os tapetes, nos quais há o risco de enroscar os pés ou de escorregar. As escadas devem ser evitadas ao máximo. Se mesmo assim for necessário usá-las para algum fim, devem ter corrimão dos dois lados, sinalização durante todo o caminho por meio de luzes ou faixas fluorescentes, faixas antiderrapantes e sinalização com materiais diferentes no início e no fim da escada.

Quarto

O quarto é um dos locais onde a pessoa idosa mais pode ficar. Portanto, todo cuidado é pouco. Os colchões precisam ter a densidade correta para as necessidades de cada indivíduo e os cobertores podem ficar presos à cama, evitando tropeços. Uma grade de proteção pode ser necessária e pode ser facilmente instalada a uma cama tradicional ou cama box. Os pertences devem ficar em locais fáceis de serem alcançados. Também é recomendado um foco de luz, como abajur ou lanterna.

Cozinha

A recomendação aqui é que tudo fique ao alcance das mãos. Armários devem ficar entre 50 e 150 centímetros de altura, enquanto bancadas e pia, a 80 e 95 centímetros, permitindo que o manuseio das comidas e a lavagem das louças possam ser feitos pela pessoa idosa sentada. O fogão mais indicado é o elétrico, já que não tem chamas. Os itens da geladeira também devem ficar ao alcance das mãos. É recomendado que se coloque um tapete emborrachado e antiderrapante em frente à pia, para evitar escorregões.

Banheiro

Esse é o cômodo mais perigoso para uma pessoa idosa. Isso porque, nesse ambiente, ela está completamente relaxada, e pode se descuidar durante a sua higiene pessoal. As barras de apoio ao lado do vaso sanitário e do box são primordiais para a segurança de uma pessoa idosa. Elas podem ser instaladas na vertical, horizontal ou em formato de “L”. A largura do box deve ficar entre 90 e 95 centímetros, ter portas amplas e ausência de degraus.

É recomendado que se tenha um tapete antiderrapante na área do box. Melhor ainda é ter um banquinho de alvenaria dentro do box para enxugar os pés antes de sair do banho. Tudo deve estar ao alcance da pessoa idosa, desde papel higiênico até sabonetes, cesto de lixo e saboneteira. Portas devem ter largura mínima de 80 centímetros, para a passagem de cadeiras de roda e andadores, e as trancas devem ser eliminadas para casos de emergência.

Salas

As salas de estar e jantar são muito utilizados pela pessoa idosa – especialmente a primeira, para receber parentes e amigos. Nesse cômodo, é importante que os móveis sejam firmes, porque a pessoa idosa pode ter o hábito de apoiar neles para se locomover, por causa da dificuldade de locomoção. Poltronas e cadeiras com braços são as mais recomendadas. Armários e estantes podem ser fixados à parede, para proporcionar um melhor apoio. Os assentos devem ser firmes e permitir o apoio perfeito dos pés no chão e facilidade de levantar.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade