Educação

5 dicas para fazer um plano de estudo e aprender outro idioma sozinho!

Reunimos algumas dicas que vão ajudar a montar um plano de estudo adaptado ao seu dia a dia. Confira!

23/09/2018 às 08h08, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quer aprender sozinho um novo idioma mas ainda não sabe exatamente como se organizar e por onde começar? Reunimos algumas dicas que vão ajudar a montar um plano de estudo adaptado ao seu dia a dia. Confira! 

1) Defina qual método (ou quais métodos) utilizar
Não faltam recursos disponíveis para quem deseja aprender um novo idioma. Dos cursos online aos aplicativos para smartphones e tablets, certamente haverá um ou mais de um método para auxiliar nos estudos. Aplicativos como a Babbel oferece o aprendizado tanto do inglês quanto do sueco, turco, entre outros idiomas. É importante definir qual ou quais mais se encaixam na sua rotina diária para então seguir com o plano de aprendizado.

2) Organização é essencial
Após decidir quais serão os métodos de aprendizagem, planeje a rotina de estudos de acordo com as suas atividades diárias. Se for necessário, utilize no começo uma planilha ou uma agenda, distribuindo as tarefas por horários. Isso ajuda a criar um novo hábito diário e evita que os estudos sejam deixados de lado por conta de imprevistos.

3) Defina o tempo diário
Seu dia a dia é muito corrido e só é possível reservar 15 minutos diários para os estudos? Sua rotina é flexível e permite separar uma hora diariamente para mergulhar no aprendizado? Em alguns dias você consegue separar 15 minutos e em outros 30 minutos? Seja como for, o importante é definir e respeitar o tempo diário de estudos. Aqui vale a dica da planilha ou agenda: seguir o que foi previamente estipulado por você mesmo ajuda no novo hábito e melhora a absorção do conteúdo.

4) Crie um cronograma
Separar os conteúdos por dia da semana pode fazer uma grande diferença no resultado. Por exemplo: segunda-feira – leitura; terça-feira – treino de escrita; quarta-feira – pronúncia; quinta-feira – tradução de uma letra de música; sexta-feira – leitura; e assim em diante. Além de tornar o estudo mais organizado, essa rotina também otimiza o desenvolvimento do aprendizado (veja aqui como fazer um cronograma de estudos).

5) Crie um ambiente de imersão
Seja para aprender sueco, espanhol, inglês, italiano, ou qualquer outra língua: é essencial separar o período definido para os estudos e entrar de cabeça no novo idioma. Para isso, busque um lugar mais calmo da casa e evite interrupções, conversas paralelas, pausas para atividades aleatórias, buscando concentração máxima durante os minutos reservados para o idioma. 

Por último, lembre-se: disciplina é essencial e faz você chegar muito mais longe. Bons estudos!

Fonte: A Gazeta

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade