Feira de Santana

Encontro debate alternativas no atendimento para crianças e adolescentes com deficiência

Profissionais discutem alternativas de atendimento mais ampliadas com mais êxito para crianças com algum tipo de deficiência.

22/09/2018 às 12h20, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A ONG Crescer Cidadão está promovendo o IV Encontro sobre Crianças e Adolescentes: Alternativas no Atendimento para Crianças e Adolescentes com Deficiência, com uma programação diversa em atividades. A diretora da ONG, Ângela Maria Persico de Oliveira, destacou uma mesa redonda realizada ontem (21) com a presença de diversos profissionais, onde foram discutidas alternativas de atendimento mais ampliadas com mais êxito para crianças com algum tipo de deficiência.

“Nós tratamos muitas crianças com paralisia cerebral e também temos uma preocupação grande com filhos autistas. Ontem tivemos depoimentos de pais que só descobriram o autismo nos filhos depois de certa idade. Então a gente está querendo a cada dia mais descobrir antecipadamente, pois quando se descobre e se inicia o acompanhamento mais cedo, as evoluções são melhores. Nós temos bons trabalhos com terapias e projetos específicos para trabalhar diversas especificidades”, afirmou.

A diretora Ângela Maria destacou que o principal objetivo do encontro é a capacitação para profissionais e principalmente estudantes de diversas áreas. Ela ainda falou sobre as dificuldades encontradas e da falta de apoio governamental para a ampliação do trabalho.

“São muitas dificuldades, mas graças a Deus atendemos 250 crianças e temos dois convênios importantes e voluntários que ajudam muito. Desse número de crianças tem as que vão três vezes por semana, outras a semana toda, depende do atendimento terapêutico. O que nos falta é um apoio do governo estadual e federal para ampliarmos o atendimento. A gente precisa que essas crianças recebem benefícios sociais, pois tem mães que não tem condições nem levar os filhos para a terapia”, afirmou.

A fisioterapeuta Rosa Aparecida também participou do evento e falou sobre os benéficos e as atividades realizadas pelas crianças que fazem a equoterapia.

“Traz benefícios na concentração, postura, controle de cabeça. A gente faz o diagnóstico funcional e partir daí criamos um programa específico para cada praticante do equoterapia. Entre as atividades realizadas, tem a montaria e a gente faz várias atividades relacionadas a algumas aquisições no campo psicológico”, explicou.

Ela ressalta que os resultados observados são muitos. Segundo a fisioterapeuta Rosa Aparecida, tem paciente que chega e não faz nem o controle da cabeça e tem boas evoluções com o auxílio do cavalo.

“O cavalo tem várias características que são bacanas de falar. Ele é um animal grande, sendo desafiador para a criança que tem receio e ao mesmo tempo fascínio. Isso já trabalha uma questão emocional. O cavalo oferece um movimento tridimensional. Então enquanto a criança está montada, ela recebe informações semelhantes de quando está andando, então muitos pacientes com paralisia cerebral que não tem isso, conseguem alcançar por conta desse movimento que o cavalo oferece”, destacou.

A ONG Crescer Cidadão está localizada na Rua São Domingos nº 90, próximo ao Centro de Cultura do Amélio Amorim. O telefone é o (75) 3625-5014.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade