Educação

Documentário Guardiões da Lagoa foi lançado na Uefs

O evento foi realizado no auditório 3, do módulo 4, no campus da Uefs.

20/09/2018 às 08h26, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores (Life) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promoveram na terça-feira (18) o lançamento do documentário “Guardiões da Lagoa”. O evento foi realizado no auditório 3, do módulo 4, no campus da Uefs.

“Guardiões da Lagoa”, produzido no distrito de Maria Quitéria, com a efetiva participação de moradores da localidade e de professores da Uefs, destaca a identidade da comunidade quilombola que há anos luta por direito e melhorias. Estiveram presentes o professor Carlos Augusto Lima, um dos coordenadores do projeto, a Pró-reitora de Graduação da Uefs, professora Amali Mussi, a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, professora Ana Maria Carvalho, o cineasta André Santana da TV Olhos D’Água, Sandra Cristina uma das diretoras do documentário, José Cassiano Pereira da comunidade da Lagoa Grande e moradores da Maria Quitéria.

Para José Cassiano, foi gratificante o trabalho realizado pelos professores e alunos da Uefs, “meu sentimento é de nota dez para a Uefs, e para a comunidade por ter um canal de comunicação de divulgação da origem quilombola, da nossa vida. Espero que o trabalho que a Universidade está fazendo com a comunidade continue crescendo e enriquecendo,” destacou.

O professor e diretor do projeto Carlos Augusto Lima, conta que o apoio dos professores e estudantes, e da TV Olhos D’Água, “foi um desafio produzir algo que registrasse a memória, já que estávamos discutindo a identidade quilombola. Levamos um ano e cinco meses produzindo um documentário de trinta minutos. Na minha carreira acadêmica foi algo que me deu um prazer imenso ter feito, por que todos se encantaram, se apaixonaram e construíram efetivamente esse material,” disse.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade