Saúde

5 doenças que podem ser prevenidas com a saúde bucal

O Conselho Federal de Odontologia mostra que 46% dos brasileiros acham que o acesso ao dentista é algo difícil, e aproximadamente 20% não têm o hábito de ir ao consultório dentário.

17/09/2018 às 17h27, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Você sabia que metade dos brasileiros com idades entre 35 e 45 anos já perdeu pelo menos 12 dentes da boca? E que 80% dos idosos possuem menos de 20 dentes na boca? Esses são alguns dados levantados pelo Ministério de Saúde, que apontam que os cuidados com a saúde bucal ainda são abaixo do que é considerado adequado. O Conselho Federal de Odontologia mostra que 46% dos brasileiros acham que o acesso ao dentista é algo difícil, e aproximadamente 20% não têm o hábito de ir ao consultório dentário.

Além de prevenir os problemas nos dentes e na mucosa bucal em si, cuidar bem da higiene da boca também evita o aparecimento de enfermidades que podem causar sérios problemas. Conheça cinco doenças que podem ser prevenidas cuidando da boca e dos dentes!

Candidíase oral

A monilíase, candidíase oral ou sapinho é uma doença causada pela proliferação dos fungos Candida, sobretudo o Candida Albicans. Pode acometer indivíduos de qualquer idade – sobretudo crianças e idosos, além de pessoas com o sistema imunológico fragilizado – e entre os principais sintomas estão a presença de placas esbranquiçadas na língua, palato, e demais tecidos da mucosa. Além da falta de higiene bucal, outros fatores estimulam ou agravam a doença, como o tabagismo, a deficiência de vitamina B12, uso de corticoides e doenças malignas.

Endocardite bacteriana

Uma das doenças mais graves ocasionadas pela falta de higiene bucal, a endocardite bacteriana pode levar o paciente ao óbito. A boca é naturalmente abrigo para milhares de bactérias, e a falta de higiene pode fazer com que elas caiam na corrente sanguínea e sejam transportadas ao coração, causando danos muitas vezes irreversíveis. Pacientes que já são portadores de problemas cardíacos devem redobrar os cuidados com a saúde da boca.

Diabetes

É um círculo vicioso: ao mesmo tempo em que a diabetes é por si só um fator que aumenta a propensão às doenças periodontais e demais problemas bucais, a presença de doenças periodontais podem agravar os sintomas do diabetes, o que é bastante perigoso para os pacientes. Além do controle acirrado da doença, os portadores de diabetes precisam reforçar os cuidados com os dentes e com a boca.

Pneumonia

A falta de higiene bucal causa realmente problemas ainda mais sérios e que vão além da estética dental. A desatenção com a boca e os dentes pode causar ou agravar quadros de pneumonia, visto que as bactérias presentes na mucosa bucal podem se alojar no pulmão. O tratamento nestes casos é difícil e delicado, e a incidência destes casos é maior em quem nunca frequentou ou raramente frequenta o consultório do dentista.

Periodontite
A periodontite afeta os tecidos que sustentam os dentes, e surge quando uma gengivite (inflamação da gengiva) não é tratada corretamente ou é ignorada, somada à falta de higiene correta. Pode haver a perda dos dentes como consequência, e os principais sintomas são sensibilidade da gengiva e sangramento.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade