Mundo do Trabalho

Profissões ligadas à Indústria 4.0 foram as mais demandadas no 1º semestre

Os profissionais de TI, inclusive, estão entre os 17 mais requisitados pelo mercado de trabalho no primeiro semestre de 2018.

17/09/2018 às 07h02, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Camila Costa

Você sabia que estar antenado com as mudanças tecnológicas e preparado para as inovações digitais do mercado de trabalho pode ser a saída para o desemprego? Profissões como supervisor de TI, gerente de canais (tecnologia), analista de Big Data, gerente de transformação digital, estão entre as profissões mais demandadas no país nos últimos meses, aponta pesquisa da Michael Pages, empresa nacional de recrutamento.

Os profissionais de TI, inclusive, estão entre os 17 mais requisitados pelo mercado de trabalho no primeiro semestre de 2018. Outro estudo, desta vez do SenaiI, indica ainda o surgimento de 30 novas ocupações, em oito áreas, a maioria ligada à indústria 4.0, para a integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais. As demandas dessas novas profissões virão nos próximos cinco a dez anos.

Para o diretor-nacional de Operações do Senai, Gustavo Leal, um dos desafios é, justamente, ter profissionais prontos para essa nova realidade.

“Nós precisamos muito, como País, de termos estratégias muito bem definidas em relação à preparação de uma infraestrutura adequada para isso, principalmente, no que diz respeito à conectividade, à velocidade de internet. Mas, talvez, o desafio principal seja a capacidade que o país venha a desenvolver de formar as pessoas com perfis competentes, adequados para esse novo patamar tecnológico.”

O Senai 4.0 surge como uma resposta às demandas dessa nova indústria, com oferta de soluções em Educação, Tecnologia e Inovação, com cursos técnicos nas áreas digitais. Segundo o professor da UnB, especialista em inovação, tecnologia e recursos, Antônio Isidro da Silva Filho, é importante que os governos estabeleçam uma política efetiva de educação profissional no país.

“Então, hoje nós temos oportunidades profissionais para cargos e funções que se utiliza de tecnologia digitais, mas temos escassez de mão de obra qualificada para essas funções. Isso sinaliza que se tivermos política pública de educação profissional, educação tecnológica, para que isso gere oferta de mais mão de obra, a tendência é que possa aumentar a produtividade do país.”

O profissional de Big Data, por exemplo, precisa gerir e analisar dados com o objetivo de garantir mais eficiência e rentabilidade para a empresa. O salário pode chegar a R$ 30 mil. Os desafios e as sugestões para alcançar esse mundo tecnológico estão em um estudo sobre indústria 4.0 feito pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI. Entre as recomendações, todas enviadas aos candidatos à presidência da República, está a ampliação e melhora da infraestrutura de telecomunicação, em especial de banda larga.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade