185 anos

Saiba por que Feira de Santana vai comemorar mais um aniversário sem feriado

O município possui quatro feriados que são a Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, São João e Senhora Sant'Ana

14/09/2018 às 06h36, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, Feira de Santana completa 185 anos da sua emancipação política, e assim como nos anos anteriores a data não será feriado municipal, algo que sempre gera questionamentos e insatisfação por boa parte da comunidade.

De acordo com o secretário de Administração do município, João Marinho Gomes Júnior, no dia do aniversário da cidade haverá apenas ponto facultativo nas repartições públicas municipais que não estão sob regime de plantão e não são serviços essenciais.

Por lei são permitidos apenas quatro feriados municipais e Feira de Santana os tem. São eles: Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, São João e Senhora Sant'Ana (Padroeira da Cidade). Os feriados de Corpus Christi e a Sexta-feira da Paixão, ao contrário do que muitos pensam, não são nacionais. São decretados por cada município. De acordo com o Art. 2º, da Lei Nº 9.093, de 12 de Setembro de 1995, eles são feriados religiosos, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro.

“A exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos, o dia 18 de setembro, data em que se comemora a emancipação política de Feira de Santana é apenas um ponto facultativo. É uma situação difícil porque continua prevalecendo um limite para que cada município possa decretar feriado, que são quatro e já estão enraizados no nosso cotidiano e acredito que seria muito difícil a administração municipal efetuar a retirada de um dos desses feriados, que são religiosos, para incluir a emancipação política como feriado”, afirmou o secretário ao Acorda Cidade.

Ele informou ainda que a programação do aniversário da cidade será uma missa celebrada às 7h, na Catedral de Santana. No final da tarde haverá a sessão solene na Câmara de Vereadores e, à noite, no espaço de eventos Spazio, haverá a entrega das comendas às pessoas que prestaram serviços relevantes à sociedade feirense e cujos nomes já foram publicados do Diário Oficial.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade