Dica de leitura

Em livro, baiana ensina a trabalhar menos tempo e produzir mais no dia a dia profissional

Em 'O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil', Susanne Andrade destaca a importância de desenvolver habilidades não técnicas junto aos colaboradores.

10/09/2018 às 07h06, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Brasil é o segundo país mais estressado do planeta, perdendo apenas para o Japão, segundo pesquisa da International Stress Management Association – que estuda o estresse no mundo.

Para 70% dos brasileiros estressados, o principal motivo é o trabalho. A pressão por resultados, sobrecarga de funções, ambiente desagradável, longas jornadas, falta de autonomia e má distribuição de atividades estão entre os principais motivos. Além de prejudicar a saúde, o desgaste do profissional leva à queda da produção e do rendimento diário. E, para os dias de hoje, com um país economicamente emergente, o que menos se espera é a desaceleração dentro do ambiente corporativo.

Mas será que é possível mudar este cenário, aumentando a felicidade no trabalho por meio de desenvolvimento de habilidades ágeis e simples, que estão ligadas diretamente ao aumento de produção com menos tempo de trabalho? Para Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, a resposta é sim, e pode ser encontrada com mais detalhes no livro "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil", Editora Gente, com lançamento no dia 13 de setembro em Salvador.

Para Susanne, com o uso da simplicidade é possível fugir dos exageros e desperdícios encontrados dentro da maioria de empresas, que ainda insistem em operar de maneira hierarquizada, com gestão de conflito e comando de controle. "Sabemos que a saída para sermos bem-sucedidos nesse tipo de gestão é a humanização dos processos, tomando como primeira medida o desenvolvimento de liderança e equipe em uma nova perspectiva, ao mudar o mindset dos colaboradores para uma gestão colaborativa e humanizada", explica.

"A simplicidade é o caminho para a agilidade na busca de resultados nas empresas e de felicidade profissional, pois nela não há exageros, mas sim o que se é, de maneira genuína e autêntica. Nesse livro, ensino de maneira prática a: identificar o seu propósito; investir em sua inteligência emocional; assumir o protagonismo, ousar e ter atitude; construir um ambiente colaborativo; liderar de maneira humanizada; flexibilizar, inovar e dar adeus ao medo de errar; encantar seus clientes", resume a autora.

Ferramentas

Para desenvolver as "soft skills" dos profissionais de uma empresa não humanizada e aplicá-las de uma forma assertiva, a autora apresenta, com exclusividade no livro, ferramentas do Modelo Ágil Comportamental (MAC), método que desenvolveu em sua empresa, a A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, focando no aperfeiçoamento das habilidades não técnicas – como colaboração, empatia, comunicação, liderança servidora, inteligência emocional, flexibilidade, entre outras.

"Não podemos considerar apenas o papel de cada profissional, mas, antes de tudo, lembrar do ser humano que existe por trás do crachá. O processo de motivação e integração de uma equipe deve ser focado nas pessoas, e não na hierarquia", completa.

Humanização x Retenção

Para 47% dos profissionais de recursos humanos, os principais desafios junto a uma equipe de colaboradores está na rotatividade e retenção de talentos. É o que aponta o "Relatório de Reconhecimento de Colaboradores 2018", organizado pela Society for Human Resource Management (SHRM) e pela Globoforce, que entrevistou mais de 730 líderes e especialistas do setor.

Com a humanização na empresa, a experiência do colaborador com seu local de trabalho tende a melhorar, para 89% dos entrevistados. "A felicidade leva ao sucesso, porque experimentamos emoções positivas reais e genuínas. Isso nos leva a ficar mais motivados, inspirados e mais inclinados a ir além do que somos capazes", explica Susanne. "Um funcionário feliz é o melhor talento que uma empresa consegue reter".

Sobre Susanne Andrade – Autora do Best-Seller " O Segredo do Sucesso é Ser Humano" e do livro digital "A Magia da Simplicidade", é Coach, Palestrante e professora de cursos de MBA pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) em disciplinas sobre carreira, coaching e liderança. Também é sócia-diretora da A & B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o "Modelo Ágil Comportamental", e parceira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP). Em setembro/18 será lançado "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil" pela Editora Gente.

Serviço:

Lançamento livro " "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil".

Editora Gente: http://www.editoragente.com.br/livro/483/o-poder-da-simplicidade-no-mundo-agil

Onde: Livraria Saraiva- Salvador Shopping

Quando: 13/09

Horário: a partir das 19h

Preço: R$ 39,90

Gênero: Felicidade/Sucesso/Autoajuda e inspiração/Autoajuda /Carreira

Formato: 16 x 23

Número de Páginas: 192

ISBN: 978-85-452-0277-6

Ano: 2018

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade