Mundo do Trabalho

Contratação de executivos pode indicar o surgimento de mais vagas de emprego

O número de contratações é o mais alto desde 2015

21/08/2018 às 07h49, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Bárbara Maria 

A contratação de profissionais cuja remuneração é superior a dez salários mínimos no primeiro semestre deste ano foi a melhor desde 2015, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Neste período, cerca de 35 mil pessoas foram admitidas nas faixas salariais mais altas. A melhor notícia é que a admissão de alto executivos, especialmente em áreas do Recursos Humanos, pode indicar mais contratações futuras já que a chegada de um profissional de liderança na empresa exige novos liderados.

A recolocação no mercado de trabalho nem sempre é algo simples. E a dificuldade aumenta para os profissionais que procuram vagas com maiores salários e em cargos de gerencia ou diretoria. Por outro lado, encontrar profissionais com o perfil adequado para determinadas funções que exigem mais qualificação também pode não ser fácil para os departamentos de recursos humanos de algumas empresas.

É a partir dessa necessidade de empregadores e empresas que surge o trabalho de consultorias especializadas como a Talento RH Executive Search, uma empresa líder em recrutamento especializado em nível nacional, que foi fundada em 2004 na Bahia e é responsável por encontrar os melhores talentos para cargos de média e alta gerência, nas mais diversas áreas e setores.

Segundo Agda Lima, Headhunter, Coach e sócia da Talento Rh, a sua empresa é contratada para encontrar o profissional compatível com a posição que seu cliente necessita. “O diferencial de um Headhunter é ter uma rede de relacionamentos enriquecida e bem construída por anos de carreira. O anúncio de vagas desse nível é um recurso que só ocorre quando as abordagens aos profissionais convidados para o processo não produzem boas opções e os profissionais “hunteados” não têm interesse em avaliar a proposta e o leque de opções precisa ser diversificado”, explicou Agda.

Adga também ressalta que a facilidade ou dificuldade para encontrar um profissional de alto nível depende de uma série de fatores como estilo de gestão do contratante, nível de flexibilidade com relação ao perfil do cargo, porte da empresa, agilidade na decisão da contratação, entre outros. Além disso, existem algumas exigências no momento da contratação. “Em geral, o profissional que irá ocupar um cargo de alto nível deve ser referência no mercado em sua área de atuação. Atualmente, uma formação de alto nível aliada a uma experiência e domínio de áreas estratégicas para o negócio são diferencias competitivos e uma formação complementar em áreas como jurídica, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Financeira são muito apreciadas pelos contratantes atuais”, assegurou a headhunter.

Um levantamento da Exec, outra consultoria especializada na seleção de executivos de alto escalão, analisou que a área comercial foi uma das que mais gerou contratações em 2017 e ocupou a primeira posição entre os perfis mais procurados pelas empresas – o equivalente a 24% das vagas. Em segunda posição, encontra-se a área de finanças, com 15,2% dos cargos.

Segundo a consultoria, o índice não só indica a volta dos investimentos, mas pode gerar ainda mais vagas de emprego. Porque com novos contratados ocupando posições de comando, a chance de reestruturação nos setores pelos quais respondem é grande o que proporcionará, certamente, a chance de abertura de oportunidades em funções mais baixas.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade