Turismo

América Latina: a região que fala 420 línguas diferentes

Boa parte delas, no entanto, está em extinção.

16/08/2018 às 08h55, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Espanhol e português são os principais idiomas falados na América Latina. Por motivos profissionais e para romper barreiras culturais e de conhecimento, diversos estudantes procuram cursos de línguas estrangeiras – principalmente o inglês. Mas a região possui uma diversidade impressionante de povos e de línguas, que vai muito além dessas três já mencionadas.

De acordo com o Atlas Sociolinguístico dos Povos Indígenas da América Latina, são 522 povos vivendo na América Latina, correspondendo a uma população de cerca de 500 mil indígenas, falando 420 línguas, em 21 países. São, ao todo, 99 famílias linguísticas reconhecidas.

O relatório foi produzido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Agência de Cooperação Espanhola (Aecid) e a Fundação Intercultural Bilíngue de Educação (Funproeib Andes). O objetivo é lançar um olhar crítico sobre o tema, já que muitas dessas línguas estão sendo extintas. Atualmente, o dado é de que 26% se encontram em perigo de desaparecer.

No Brasil, os dados são ainda mais dramáticos. Há 500 anos, a região tinha mais de 1.500 línguas faladas. Hoje, esse número é de 181 – algumas com apenas um ou dois falantes. Os dados são de uma pesquisa elaborada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Por causa disso, diversos ativistas e pesquisadores lutam pela sobrevivência das poucas que resistiram aos impactos culturais.

A extinção dessas línguas também colabora para o desaparecimento de conhecimentos acumulados durante séculos. "Se a língua se perde, se perde a medicina, a culinária, as histórias, o conhecimento tradicional. No idioma estão a questão da identidade, o conhecimento do bosque, do mato, dos bichos", explica o linguista Angel Corbera Mori ao G1.

Determinar o número exato de línguas indígenas faladas no Brasil não é uma tarefa fácil. Ainda são necessários mais estudos sistemáticos para chegar a um número mais aproximado. Atualmente, os dados disponíveis são conflitantes, embora girem em torno de 100 a 200. Apesar disso, é possível afirmar que o país tem a maior diversidade linguística e cultural entre os países sul-americanos, seguido por Colômbia, Peru e a Bolívia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade