Mundo do Trabalho

O que você precisa saber sobre vídeo currículo

Cammila Yochabell, especialista em RH e fundadora da Jobecam, listou três benefícios da ferramenta.

10/08/2018 às 14h36, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O vídeo currículo vem conquistando cada vez mais espaço nos processos seletivos de empresas brasileiras, que buscam seguir os exemplos do que já acontece nos Estados Unidos há algum tempo. A tendência é que esse mercado cresça ainda mais devido às necessidades de automação e otimização do mundo corporativo.

A tecnologia, no entanto, ainda é novidade no Brasil e muitas empresas e pessoas não conhecem o novo formato de currículo ou mesmo as que conhecem, não sabem o que devem ou não se atentar na hora de se apresentar frente às câmeras.

Para Cammila Yochabell, especialista em RH e fundadora da Jobecam – plataforma focada nesse modelo de apresentação – é importante conhecer os candidatos além da folha de papel. "Utilizando o vídeo currículo em meio às etapas do processo, é possível fazer uma análise mais assertiva e eficaz do interessado, reduzindo o custo altíssimo com recrutamento e seleção", destaca a especialista.

Alterar o estilo da empresa ou adaptar seus serviços pode ser uma desafio. Para conhecer mais sobre a tecnologia que promete trazer mudanças positivas para o setor de Recursos Humanos, Cammila listou alguns itens indispensáveis para saber mais sobre os vídeos currículo. Confira

1. Mais do que papel

Todo mundo sabe o quanto é difícil se definir com limite de caracteres ou mesmo em uma folha A4. Aderindo a tecnologia de vídeo, o usuário poderá contar mais sobre ele e o recrutador conseguirá analisar detalhes do candidato que não podem ser percebidos no currículo, como a linguagem corporal, a dicção e a rapidez de raciocínio.

2. Tempo precioso

O tempo gasto no processo seletivo é assustador. São 40 dias, em média, para uma vaga ser fechada. O vídeo currículo, nesse caso, será responsável por reduzir etapas presenciais desnecessárias e por livrar o tempo perdido se locomovendo até onde a entrevista foi marcada e a hora do recrutador, que, muitas vezes, não tem sucesso com os candidatos à vaga. A Jobecam, por exemplo, acelera em mais de 70% o processo de triagem de vagas de emprego.

3. Contas no azul

Calcula-se um gasto de aproximadamente R$ 6.000 por vaga oferecida dentro de uma empresa, segundo dados da Gi Group, líder em soluções de RH, contando a hora do recrutador, do gestor, das plataformas disponibilizadas, da divulgação e dos filtros. O vídeo currículo será capaz de gerar economia na hora de contratar, garantindo melhor aproveitamento dos recursos da empresa, que poderá, inclusive, investir em capacitação de funcionários.

Cammila Yochabell é natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, formada em Petróleo e Gás, possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica em RH pela FGV Management – São Paulo. Realizou diversos cursos de extensão na área de RH e Business nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Tem mais de 7 anos de experiência em Recursos Humanos, atuando como intraempreendedora em empresas multinacionais de grande porte.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade