Tecnologia

Tecnologia: saiba como evitar superaquecimento do seu PC gamer

Manutenção preventiva e aquisição de novos componentes de refrigeração podem resolver o calor excessivo

07/08/2018 às 08h00, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O aquecimento excessivo de PCs é um problema que pode afetar diretamente o desempenho do dispositivo e até mesmo danificar alguns componentes. O assunto deve receber ainda mais atenção em computadores para jogos, nos quais as temperaturas são inevitavelmente mais altas por causa do trabalho pesado que realiza para entregar a melhor experiência para o usuário.

O principal ponto é realizar com frequência a manutenção preventiva. Ações específicas podem evitar que o equipamento tenha problemas no futuro. Mantenha o sistema e os drivers atualizados. Em alguns casos, eles podem até corrigir problemas de superaquecimento.

Se você tiver dificuldade para monitorar a temperatura do PC, existem programas que verificam esse aspecto, com informações atualizadas sobre todos os sensores térmicos do equipamento. Essa análise vai permitir identificar quando a temperatura aumentar de forma acentuada. Processador, placa de vídeo, HD e até memória RAM podem esquentar excessivamente.

A eficiência da CPU também depende da circulação de ar dentro do gabinete. Com o decorrer do tempo, é natural o acúmulo de poeira nessa região. Quando há um excesso de sujeira, portanto, pode haver o superaquecimento ao entupir os espaços de difusão de calor. Por isso, realize uma boa limpeza de tempos em tempos.

Outra medida importante de prevenção é considerar a compra de uma boa pasta térmica. Esse componente ajuda a manter o processador em temperaturas ideais. Se a pasta do seu PC tiver muitos anos, ela pode estar ressecada e ser menos eficiente. Nesse caso, o ideal é trocá-la. Os preços variam de R$ 6 a R$ 70.

Se mesmo assim houver superaquecimento, você pode partir para outras medidas. Uma delas é a compra de um novo cooler para o processador ou uma ventoinha. Outra alternativa é a utilização de um sistema de refrigeração líquido. Esse tipo de sistema costuma ser mais caro. Por outro lado, atingem uma eficiência maior ao circular um líquido dentro do gabinete. Com essas dicas, você evita o aquecimento excessivo dos componentes e aproveita com tranquilidade o desempenho que ele tem a proporcionar para os jogos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade