Variedades

Conheça os benefícios da energia solar para o meio ambiente

Além de ser uma fonte em abundância, a energia solar pode ser utilizada em qualquer área do mundo, inclusive em lugares remotos.

06/08/2018 às 15h32, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A energia solar é uma promissora fonte de energia que utiliza apenas um único recurso: o Sol. Através de novas tecnologias, é possível obter energia elétrica de forma ilimitada e permanente, afinal essa energia é exclusivamente proveniente do calor e da luz do sol.

Além de ser uma fonte em abundância, a energia solar pode ser utilizada em qualquer área do mundo, inclusive em lugares remotos, podendo ser instalada de forma simples e fácil, sem precisar de grandes obras ou demora para construir. Após instalada, ela pode ser utilizada como fonte de eletricidade para uma casa inteira, além de também poder gerar aquecimento para a água.

A energia solar ajuda muito o meio ambiente. É considerada uma energia limpa, pois não gera nenhum tipo de resíduo ou gases poluentes que causam o aquecimento global ou o efeito estufa. Comparando com outra fonte de energia, como por exemplo, a energia hidrelétrica, a energia solar consegue ter um rendimento quatro vezes maior, ter manutenção mínima, ocupar pouco espaço, não danificar terras férteis ou causar riscos à população, como é o caso da construção de novas usinas hidrelétricas, e também não ter a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.

Para obter da energia solar uma fonte de energia elétrica, você pode adquirir painéis solares tradicionais, painéis solares híbridos, painéis solares OPV, vidros fotovoltaicos, telhas solares e etc. Por meio dessas tecnologias, é absorvida a luz do sol, fazendo com que as células dos painéis tornem-se fotovoltaicas, gerando então a eletricidade.

Já o aquecedor solar utiliza o calor do sol. Através de coletores solares água é aquecida pelo calor absorvido do sol. A tecnologia do aquecedor solar utiliza também um reservatório térmico, mais conhecido como boiler, que armazena a água aquecida, e com isso, a água quente absorvida pelos coletores solares poderá ser usada a qualquer momento, independentemente do horário, clima e época do ano.

Inclusive há a possibilidade de construir um aquecedor solar a partir de materiais recicláveis. A criação do aquecedor é simples e sustentável, pois os principais materiais para a construção são garrafas pet e caixas de leite. Apesar de não ter uma forma de reservar a água quente gerada, como acontece com os aquecedores solares que são comercializados, a versão sustentável e caseira do aquecedor solar tem um ótimo custo-benefício, ideal para quem não pode investir muito, mas ainda assim deseja auxiliar na preservação do meio ambiente e ter economia final na conta de luz.

Desde o surgimento da possibilidade de utilizar a radiação do sol como fonte de energia limpa, cada vez mais surgem novas maneiras e tecnologias que ajudam na preservação do meio ambiente, e é esperado que em um futuro próximo, a energia solar torne-se a fonte mais popular de energia elétrica, podendo ser utilizada para a maior parte das moradias, comércios e indústrias.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade