Cultura

Músicos do Neojiba de Feira de Santana participam de turnê na Europa

Segundo o coordenador, a grande conquista é a da vida humana, onde a cada ano o número de jovens e crianças aumenta no projeto.

04/08/2018 às 12h06, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Implantado em Feira de Santana em 2014, o Neojiba atinge o marco de 80 músicos em formação, todos oriundos de escola pública, e conquista passos importantes. Este ano, alunos que fazem parte do projeto em Feira, integram um grupo de jovens que vão para uma turnê na Europa. O coordenador do programa, professor Eduardo Brito, comemora a conquista social ao longo desses anos.

(Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade)

“Iniciamos o grupo com 22 músicos da cidade, que passaram por uma audição e foram os primeiros a formar uma orquestra juvenil de Feira de Santana. Eles foram os primeiros multiplicadores das atividades que desenvolvemos nos bairros”, afirmou.

Segundo o coordenador, a grande conquista é a da vida humana, onde a cada ano o número de jovens e crianças aumenta no projeto. Ele afirma que os bairros que mais crianças participam do projeto são Cidade Nova, Campo Limpo e George Américo. E lembrou que crianças de outros municípios como, Irará e Cachoeira, também são beneficiados.

“Temos meninos aqui que nunca pensaram e nem conheciam instrumentos de orquestra e estão conhecendo e entendido isso. No nosso projeto também trabalhamos com a música popular e isso é o que marca. Tem meninos que começaram com a gente com 14 anos e em setembro eles vão pela primeira vez para uma turnê na Europa. Um projeto que está em Feira permitindo que esses jovens possam sonhar alto”, destacou.

Atualmente o projeto é desenvolvido no Centro Social Urbano (CSU) no bairro Cidade Nova, de segunda a sexta no turno da tarde com a divisão dos iniciantes e do grupo que já está no projeto há alguns anos, com uma performance já desenvolvida. Esse grupo compõe a Orquestra Juvenil de Feira de Santana.

“Temos em torno de 12 multiplicadores, temos uma coordenação musical, um grupo que cuida de toda a estrutura. Temos oito salas preparadas para trabalhar de forma musical esse projeto. E quem desejar, pode contribuir com o Neojiba, pode também conhecer, visitar nossa estrutura. Ninguém contribui se não conhece”, afirmou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade