Feira de Santana

Projeto 'Saúde Visão' oferece descontos em consultas oftalmológicas em clínicas feirenses

O objetivo do projeto é promover educação e conscientização junto a sociedade com relação ao cuidar da visão.

01/08/2018 às 11h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Atualizada às 20h15

A partir desta quarta-feira, 1º de agosto, até o dia 31 deste mês, pacientes de Feira de Santana terão desconto de 40% no valor da consulta oftalmológica em várias clínicas da cidade. O projeto faz parte do Projeto Saúde Visão, uma iniciativa da Sociedade Oftalmológica de Feira de Santana (SOFS) e do Grupo de Óticas de Feira de Santana (GOFS).

De acordo com Manoel de Oliveira Santos, da empresa Interatiive, responsável pelo Projeto Saúde Visão, um grupo de clínicas, óticas, laboratórios e fabricantes estão participando da iniciativa, que tem o objetivo de promover educação e conscientização junto a sociedade com relação ao cuidar da visão e também aos perigos do mercado informal. Segundo ele, inicialmente será realizado o mês da visão, em agosto, posteriormente, o projeto deverá ter continuidade com o desenvolvimento de outras atividades.

“O projeto é uma ferramenta onde vamos levar maior educação e conscientização junto a sociedade com relação aos cuidados. Qualquer dúvida, a pessoa deve procurar um profissional médico especializado”, alertou, destacando os cuidados básicos com a visão: “A pessoa deve procurar profissionais médicos oftalmologistas e evitar produtos ou lugares onde aquilo que é ofertado não oferece qualidade e segurança no cuidado da visão”.

Gilvan Teixeira, responsável pela formação de um grupo de óticas, afirmou que o intuito da criação desse grupo é despertar o cuidar da visão, unir os empreendedores, além de fortalecer o segmento da visão, que não são apenas as óticas, mas também todas as clínicas e hospitais. “Hoje Feira de Santana é uma das cidades do interior do estado da Bahia com a maior identificação de problemas e sintomas para o cuidar da visão. Esse projeto visa a prevenção da cegueira, além de alertar as pessoas em fazer o exame de vista com o médico oftalmologista”.

Cuidados com a armação dos óculos

Gilvan Teixeira falou ainda sobre a importância dos cuidados com a armação dos óculos. Segundo ele, o projeto também visa, além da conscientização, capacitar toda a rede de óticas e profissionalizar. “Só quem está no projeto são empresas em situação legal com alvará da Vigilância Sanitária, técnico óptico dentro de uma loja para orientar de forma técnica e estética o prazer de vestir óculos. Não queremos que as pessoas simplesmente usem óculos”, disse.

Como obter os descontos

Todas as pessoas que não tem convênio e não tem condições de ter uma consulta pelo SUS (Sistema Único de Saúde), podem procurar as clínicas participantes do projeto e vão ganhar 40% de desconto na tabela, diretamente para as consultas. “O mais importante dentro desse projeto é um desconto especial nas consultas oftalmológicas no mês de agosto”, ressaltou Gilvan Teixeira.

Ele informou que as óticas também vão ter condições especiais na venda dos óculos. Gilvan afirmou que as óticas vão ter um selo de 'amigo da visão', para identificação do projeto. “Isso vai dá condições especiais das pessoas comprarem os óculos de forma legal para acabar de uma vez por todas o óculos no comércio ilegal, prejudicando a qualidade de vida das pessoas através da visão”.

Perigos do mercado informal

O médico oftalmologista Dr. Amilton Sampaio, presidente da Associação Baiana de Oftalmologia (SOFBA) e da Sociedade de Oftalmologia de Feira de Santana, atribui a existência do mercado informal, a falta de informação por parte da população.

“A visão é um órgão nobre, mas muita gente atribui os óculos a um ato simples, a uma prescrição. É uma consulta médica e os óculos devem ser prescritos por um médico oftalmologista. Durante a consulta médica, o profissional tem a oportunidade de diagnosticar e tratar doenças oculares. Muitas vezes a população não é bem informada sobre isso, a população não atribui a prescrição dos óculos ao diagnóstico das doenças oculares. Se um paciente faz a consulta com um profissional não médico, recebe a prescrição dos óculos e não sabe que tem uma doença oftalmológica, ele perde a oportunidade de ser tratado a tempo”, alertou.

Através dessa campanha, o médico Hamilton Sampaio acredita que será possível alertar a população sobre a importância da consulta com o médico oftalmologista, que é o médico profissional capacitado para o diagnóstico e tratamento das doenças oculares. “Não é apenas a prescrição dos óculos”, frisou.

Clínicas participantes

As clínicas participantes do Projeto Saúde Visão são: Cliof, Clinos, Nort, COB, Dr. Antônio Barbosa da clínica dos Olhos, Hospital Ortopédico, Clínica Olhar, Instituto Pedro Gantois, Instituto da Visão, Clihon, Vista, Hcoe, VisioClin, Dr. João Félix, Visare, Dr. Giovani Costa, Dra. Rita Jatobá, Clof e Dr. Ubiratan Melo.

Óticas participantes

Ártos, Ótica Bahia, Ótica Brasil, Óticas Carol, Charme, Classic, Ótica da Fábrica, Óticas Diniz, Ótica do Trabalhador da Bahia, Etma Ótica, Fábrica dos Óculos, Ponto de Visão, Ponto de Vista, Ótica Prisma, Ótica Veneza, Aliança Jóias e Ótica Teixeira.

Fabricantes e laboratórios

Os fabricantes são Essilor, Hoya, Zeiss, Transitions. Os laboratórios participantes do Projeto são Bahia Lentes e Atecnolens.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade