Mundo do Trabalho

7 atitudes que prejudicam sua imagem na busca por um emprego

Renata Motone, especialista da Luandre, ensina como identificá-las e mudar o rumo da sua vida profissional

26/07/2018 às 16h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A situação se repete: o candidato cadastra seu currículo, é chamado para a entrevista, mas não passa para a segunda fase. Aí surge a dúvida: "por que? ".

Muitos não sabem (ou não consideram essa possibilidade), mas o processo seletivo para uma vaga começa no contato inicial que o recrutador tem com o candidato, seja pelo telefone, e-mail ou pessoalmente. E é exatamente neste momento que os candidatos costumam prejudicar sua própria imagem.

"A atitude diz muito sobre o candidato e o profissional de recursos humanos é treinado para identificar perfis de comportamento que podem impactar na contratação", explica Renata Motone, Especialista de RH na Luandre, empresa que atende 200 das maiores 500 empresas do país.

Como saber se sua atitude está te prejudicando? Renata explica que esses comportamentos são sutis e muitas vezes o próprio candidato não se dá conta de como algum detalhe pode pegar mal na entrevista. Por isso, se você está na busca por um emprego, mas não tem sido bem-sucedido, separamos algumas dicas para que aumente suas chances nas próximas oportunidades.

1. Aparência não é tudo, mas ajuda

Mesmo que seu estilo seja mais esportivo é necessário refiná-lo um pouco para a entrevista: "se engana quem acredita que só a formação e a experiência contam", explica Renata. Ela pontua que não é necessário ir de terno e gravata se o cargo não for tão formal, mas nunca se deve transmitir uma imagem desleixada. Ou seja, bermuda, chinelo, camiseta e afins estão proibidos, mesmo que esteja calor!

2. Tenha bom senso ao falar de suas experiências anteriores

Você pode não ter gostado da gestão do seu antigo chefe, nem da quantidade de vezes que precisou fazer hora extra, sem ser remunerado, mas lembre-se: entrevista de emprego não é terapia. Pelo contrário, é a hora de você mostrar todo seu potencial e ressaltar apenas suas melhores experiências.

3. Negatividade

Reclamar do tempo, do transporte público, da mãe, do pai, da falta de dinheiro são coisas que você simplesmente NÃO deve fazer. Isso demonstra ao entrevistador que você não tende a não transmitir uma energia positiva no ambiente de trabalho.

4. Ficar de olho no celular durante a entrevista

Esta é outra coisa que você não deve fazer NUNCA. A única exceção é quando você realmente precisará receber uma ligação urgente. Neste caso, informe o recrutador antes do início da entrevista sobre esta possibilidade.

5. Postura pouco profissional

Lembre-se: você tem, muitas vezes, apenas uma chance de causar uma boa impressão. Por isso, um pouco de formalidade e gentileza não fazem mal a ninguém e sempre serão bem vistos

6. Atrasos

Procure não chegar atrasado e, se algum imprevisto acontecer, comunique ao entrevistador. Isso demonstra interesse e profissionalismo. Chegar atrasado sem ao menos se desculpar ou explicar pode demonstrar um perfil profissional indesejado, e que a maior parte das empresas não tolera.

7. Radicalismos

Se nas redes sociais isso pode causar problema, imagine no ambiente de trabalho. Deixe para discutir assuntos polêmicos com amigos. Na entrevista de emprego você deve falar sobre suas qualidades como profissional, combinado?

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade