Viagem

Turismo em Minas: conheça o Circuito do Ouro e as cidades históricas que fazem parte dele

Separamos algumas dicas de cidades que fazem parte do Circuito do Ouro e que você não pode deixar de conhecer.

26/07/2018 às 13h42, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Viajar é o hobbie de muitas pessoas, pois além de contribuir com o desenvolvimento cultural, contribui para o relaxamento do corpo e da mente aliado com bons momentos para recordação. No Brasil é possível encontrar destinos ricos em cultura, gastronomia, natureza, baladas, entre muitas opções para todos os gostos e bolsos. Hoje vamos falar do Circuito do Ouro na cidade mineira, que oferece a riqueza das cidades históricas e os mistérios que só encontramos em Minas Gerais.

O Circuito do Ouro é uma região turística composta por 15 municípios mineiros e onde há longos trechos da estrada real. Para facilitar a circulação dos visitantes o Circuito do Ouro está organizado em 4 roteiros (conheça outros aqui): Entre Serras da Piedade ao Caraça; Entre Trilhas, Sabores e Aromas; Entre Cenários da História e Entre Ruralidades e Personalidades.

Separamos algumas dicas de cidades que fazem parte do Circuito do Ouro e que você não pode deixar de conhecer. Vamos lá?

Sabará

O roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas é famoso pela rota gastronômica, mas também é privilegiado pelo contexto histórico, e a cidade de Sabará, a 15 km de BH, é um exemplo disso.

Sabará mantém viva as tradições religiosas e é cercada por casarios. São igrejas, casarões e capelas que permitem uma verdadeira viagem no tempo.

Além da parte histórica, Sabará permite aos visitantes mergulhar na gastronomia local. O município realiza, todos os anos, grandes festivais como: o festival do ora-pro-nóbis e a festa da jabuticaba.

Congonhas

Congonhas é um dos cartões postais de Minas Gerais e também faz parte da região turística mais famosa do estado, o Circuito do Ouro. Dentro da região, o município compõe o roteiro Entre Cenários da História.

Este roteiro é marcado pelo barroco mineiro, onde grandes artistas deixaram duas obras, como o Mestre Aleijadinho, que deixou de presente para a cidade os profetas produzidos em pedra sabão, que estão em constante exposição em frente ao Santuário Bom Jesus de Matosinhos.

Ainda em Congonhas, os visitantes podem conhecer o Museu que leva o mesmo nome da cidade. O espaço é dedicado a preservar as obras de Aleijadinho. Durante a visita é possível conhecer detalhes das peças produzidas pelo Mestre, e ainda, conhecer o Santuário Bom Jesus por outros ângulos como, por exemplo, através da história de sua construção.

Santa Bárbara

Quem deseja conhecer Minas pode ir muito além do roteiro Entre Cenários da História, e desbravar outros roteiros, como o Entre Serras da Piedade ao Caraça. Por lá, a cidade de Santa Bárbara apresenta um centro histórico composto por igrejas e museus.

No interior da Igreja Matriz de Santo Antônio é possível apreciar obras do Mestre Ataíde, que assim como Aleijadinho foi um dos grandes nomes do período colonial.

Outro atrativo apreciado pelos visitantes é o Museu Antoniano, ao lado da igreja Matriz, que conta a história do padroeiro da cidade.

O Memorial Afonso Pena revela detalhes da vida do ex-presidente da república, nascido na cidade. No fundo do museu está o tumulo com os restos mortais do ex-presidente.

Nova Era

São José da Lagoa, hoje Nova Era, é um município com pouco mais de 17.000 habitantes e merece a sua visita. A cidade compõe o roteiro Entre Ruralidades e Personalidades e tem como destaque a singela igreja de São José da Lagoa no centro histórico.

As fazendas também são um atrativo de destaque do roteiro, principalmente a Fazenda da Vargem, a maior delas.

Além das festividades religiosas, a cidade preserva o seu Museu de Arte e História que possui em seu acervo várias peças sacras como missais utilizados para celebrações da igreja católica e fotos de representatividades da região.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade