Cultura

2º Concurso Mister Afro de Feira de Santana inscreve até 17 de agosto

O tema este ano é ‘Empoderamento, Autoestima, Conscientização e Autoafirmação’.

23/07/2018 às 09h55, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Estão abertas até o dia 17 de agosto as inscrições para o 2º Concurso Mister Afro de Feira de Santana. O evento é realizado pela Associação Cultural Moviafro e buscar lutar contra o preconceito racial. O tema este ano é ‘Empoderamento, Autoestima, Conscientização e Autoafirmação’. Os interessados em participar podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Mercado de Arte Popular, na lanchonete Chalé do Beiju. A taxa de inscrição custa R$ 20. Os finalistas receberão brindes e haverá uma premiação em dinheiro para o ganhador.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador da Associação Cultural Moviafro, Val Conceição, afirmou que, apesar de todas as dificuldades e problemas enfrentados para realizar eventos dessa natureza na cidade, a segunda edição comprova que o concurso Mister Afro veio para ficar.

“Na primeira edição nós tivemos 45 candidatos inscritos e, após as eliminatórias, foram 12 pra final. Mas acreditamos que a quantidade esse ano será triplicada, a exemplo do Miss Afro, que nós realizamos no ano passado com 60 inscritas e esse ano tivemos 123”, informou.

Segundo ele, podem participar do concurso homens afrodescendentes, a partir dos 16 anos, que se aceitem como negros e que enfrentam os desafios de ser negros numa cidade como Feira de Santana.

Ele destacou ainda, que os participantes, até chegar à final, participam de reuniões, oficinas de formação, rodas de conversa e palestras. A grande final será no dia 17 de novembro. “O maior propósito do Mister Afro é empoderar, conscientizar e dar visibilidade ao homem negro, periférico, que a sociedade insiste em preterir”.

Reconhecimento

Val Conceição falou também sobre o reconhecimento da associação, por meio do recebimento da medalha ‘Liberdade e Inclusão’, em um evento realizado em Salvador.

“É o reconhecimento do trabalho, de que estamos no caminho certo, a certeza de que o trabalho que o Moviafro está desenvolvendo em Feira de Santana está seguindo os padrões que nós pleiteamos desde o início e triplica a responsabilidade pra que a gente possa manter esse trabalho e divulgar em outras cidades, em outras regiões”.

De acordo com ele, o que torna a associação digna da medalha é a seriedade, o comprometimento e o compromisso com as causas afrodescendentes, do racismo, a homofobia, gordofobia e intolerância religiosa.

“Procuramos ser os mais fiéis possíveis a essas causas. Fomos fundados como um grupo cultural, mas agora somos uma associação e representamos 21 entidades, que são blocos afros, afoxés, escolas de samba, blocos de samba e blocos de reggae. A gente busca defender os direitos dessas entidades afro, dando mais visibilidade, requalificando e ressignificando o trabalho”, salientou.

Val Conceição ressaltou ainda que as entidades afro, em Feira de Santana, precisam conquistar o respeito da sociedade. “Com o passar do tempo foram acontecendo muitos problemas e a visibilidade das entidades foi sendo minada. Estamos buscando trazer para a mídia os trabalhos feitos na periferia e tornar as entidades de Feira como as de Salvador”.
  

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade