Feira de Santana

Caravana do Esporte e das Artes promove atividades para mais de 3 mil estudantes

Feira de Santana é o 153º a receber o evento desde que ele foi criado, no ano de 2005.

21/07/2018 às 08h07, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Aproximadamente 3 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino e a comunidade de Feira de Santana vão ser inseridos em oito modalidades esportivas e ainda atividades artísticas. É a Caravana do Esporte e das Artes que receberá entre os dias 23 e 25 de julho, 500 estudantes por turno – manhã e tarde. O evento terá como principal espaço o Complexo Poliesportivo Oyama Pinto, mas também engloba atividades que vão acontecer concomitantemente em outros espaços.

Feira de Santana é o 153º a receber o evento desde que ele foi criado, no ano de 2005. Alguns municípios baianos já receberam a caravana, dentre os quais, Salvador, Juazeiro, Governador Mangabeira e Lauro de Freitas.

A iniciativa da Caravana é do Instituto Esporte & Educação (IEE), da rede de TV ESPN, em parceria com a Disney, companhia internacional de entretenimento, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, e conta com o apoio da Prefeitura e diversas secretarias municipais.

O objetivo do evento é disseminar a educação esportiva e artística através de metodologias simples. Há 13 anos, a Caravana leva atividades esportivas e arte-educacionais para municípios de todo o país. “A nossa proposta é trabalhar a ideia da cultura, do esporte e da arte como direito da criança, trazendo uma metodologia que propõe atividades que podem ser realizadas em qualquer espaço, basta ser bem adaptado”, explica Marilene Tavares da Silva, subcoordenadora do Instituto Esporte & Educação.

Durante o evento, mil estudantes nos turnos da manhã e da tarde e um número menor pela noite vão participar das atividades esportivas, musicais e também cinema, tudo montado em tendas. À noite, o espaço também é aberto à comunidade, quando serão exibidos filmes produzidos pela Disney.

Agenda Selo Unicef e formação

Em paralelo ao evento acontecerá também a “Agenda Selo UNICEF”, que contará com a participação de prefeitos e representantes de 150 municípios baianos, nos dias 23 e 24. Vão estar presentes representantes do Fundo, autoridades, mobilizadores e articuladores nas áreas de esportes e educação.

Na tarde de segunda-feira, 23, os participantes da agenda vão visitar a caravana no Ginásio Oyama Pinto; e na terça-feira, 24, assistem à palestra do professor João Batista Freire que abordará o tema “Esporte e cidadania”; em seguida, será oferecida a conferência “Pontos chaves de aprendizagem” pelo coordenador do Instituto Esporte e Educação, Alexandre Arena.

Além deste evento, a caravana oferece ainda formação para os professores da Rede Municipal de Educação; no mesmo período, os profissionais vão participar de capacitações nas áreas de esporte educacional, esporte para todos e viva com arte. Serão cerca de 90 profissionais reunidos na Faculdade Pitágoras, discutindo a inserção do esporte e da arte no âmbito educacional, com objetivo de disseminar o legado do evento.

“Em setembro voltaremos para Feira de Santana para acompanharmos o desenvolvimento destes professores que participaram da formação e realizaremos a Caravaninha, na qual estes profissionais serão os instrutores esportivos para 500 alunos”, explica Marilene.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade