Variedades

Dia do amigo: conheça os benefícios da amizade para a saúde

Manter laços de amizade aumentam a expectativa de vida em até dez anos, além de prevenir diversas doenças.

20/07/2018 às 16h07, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os amigos são os principais indicadores de bem estar na vida de alguém. Esta foi a conclusão que especialistas chegaram após anos de estudos nas Universidades de Harvard e Warwick. Através das pesquisas, perceberam que manter laços de amizade aumentam a expectativa de vida em até dez anos, além de prevenir diversas doenças.

Isso acontece pela liberação da ocitocina, o hormônio que estimula as interações entre as pessoas, reduz os batimentos cardíacos e aumenta os níveis de interleucina no sangue, componente importante do sistema imunológico que protege o organismo contra as infecções.

Um adolescente, por exemplo, costuma passar 30% do seu tempo na companhia de colegas e amigos e tende a ser mais saudável em seu dia a dia. Com o passar dos anos, este número cai para 10% e muitas doenças começam a aparecer.

“Como o trabalho ocupa grande parte do tempo na idade adulta, desenvolver amizades no ambiente profissional também é um diferencial para a saúde”, aponta a coordenadora da Escola de Ciências da Saúde da Unifacs, Anelize Gimenez. Segundo Andrew Oswald, da Universidade de Warwick, quem tem um amigo no trabalho se sente sete vezes mais envolvido com o que faz, 50% mais satisfeito e até duas vezes mais contente com o quantitativo representante salarial. O pesquisador conclui ainda que pessoas que tem três ou mais amigos no trabalho têm 96% de chance de estar satisfeitas com o contexto de vida.

História – O Dia do Amigo, comemorado desde 1999 no dia 20 de julho, foi criado em Buenos Aires com o objetivo de celebrar os laços afetivos e os benefícios de uma amizade. A ideia, que surgiu após a chegada do homem à lua pelo argentino Enrique Febbraro, foi gerar um símbolo de união entre todos os seres humanos e mostrar que, juntos, é possível superar todos os desafios. Aos poucos, este dia foi ganhando forças ao redor do mundo, sendo mais uma oportunidade para celebrar a importância de criar laços de amizade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade