Agenda Cultural

Projeto Museu vai à Escola acontece de 16 a 20 de julho em Feira

Nesta edição o MCS-UEFS realiza atividades em parceria com o Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, no bairro Cidade Nova

16/07/2018 às 09h13, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Será realizado de 16 a 20 de julho o projeto “O Museu vai à Escola”, que é de caráter itinerante desenvolvido pelo Museu Casa do Sertão MCS-Uefs, em articulação com instituições públicas de ensino de Feira de Santana e Região. O objetivo é estimular a democratização do acesso aos bens patrimoniais e a formação cidadã por meio de narrativas que valorizam a memória e identidade cultural nordestina.

Nesta edição o MCS-Uefs realiza atividades em parceria com o Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, no bairro Cidade Nova. A programação terá como fio condutor destacar a importância da feira livre para a cidade de Feira de Santana, evidenciando, entre outros aspectos, a dinâmica espacial que até 1977 espalhava-se pelas principais artérias do centro da cidade como o cruzamento das Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, Rua Marechal Deodoro, Praças João Pedreira e da Bandeira, além da Rua Marechal Deodoro.

A exposição “A feira de Feira de Santana: transformações e permanências” reúne imagens do fotografo Antônio Magalhaes, testemunhando a ultima edição da mesma, antes de sua transferência, e conta ainda, com imagens do registro fotográfico de Nei Rios sobre o atual desenho da Feira no Centro de Abastecimento.

Em paralelo, no ambiente escolar e Centro de Esportes e Artes Unificados – CEU, ocorrerão atividades culturais, perpassando reflexões patrimoniais em rodas de conversa e oficinas com os cordelistas Jurivaldo Alves, Júlio Rodrigues, Luiz Natividade e Romildo Alves; oficina de percussão com Zé das Congas; oficina de desenho com Cida Porto; oficina de miniatura de artefatos em couro com Cristiana Barbosa e Joseane Macedo; e exibição de vídeos.

A programação é voltada ao público escolar e comunidade em geral, interessados na convergência entre Educação, Patrimônio e Cidadania. Parceria entre o Museu Casa do Sertão;Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho; Polícia Militar e CEU Cidade Nova.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade