Educação

Projeto incentiva ingresso de moradores do Minha Casa, Minha Vida em cursos de nível superior

Os moradores de residenciais que atenderem o perfil podem procurar o Programa de Convivência Social e Cidadania, no bairro São João.

15/07/2018 às 14h23, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Atualizada às 17:43

Moradores do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida que desejam fazer um curso de nível superior poderão alcançar este objetivo através do Projeto de Incentivo à Graduação (IG), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Feira de Santana.

Por meio de um convênio que será assinado entre a prefeitura e a faculdade Uninassau, os moradores terão desconto de 40% no valor da mensalidade de Cursos à Distância (EaD).

No sábado foi realizada, no auditório da faculdade, uma aula inaugural para alunos do curso de pedagogia, e nesta segunda-feira (16), começam a ser divulgados novos cursos que estarão disponíveis para os moradores como administração, segurança do trabalho e serviço social.

De acordo com a assistente social, Patrícia Lavini, para participar o morador, com nível médio completo, precisa apresentar o comprovante de residência e o Número de Inscrição Social (NIS), além de participar de uma entrevista com a assistência social. Em seguida, os moradores farão o vestibular e a matrícula.

“A prefeitura já desenvolve um trabalho social nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida, e a partir destes trabalhos que já foram desenvolvidos percebeu-se a necessidade de facilitar o acesso a cursos de nível superior. Os moradores já conseguiram cursos técnicos do Senai e outras de capacitações através de outras empresas e percebemos um déficit na educação superior. A partir daí a coordenação do nosso Programa de Convivência Social e Cidadania resolveu dá um passo a frente, que foi desenvolver um projeto pioneiro de incentivo a graduação, para possibilitar que os moradores do Minha Casa, Minha Vida tenham acesso ao ensino superior”, informou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, disse que 40 moradores foram contemplados nesta primeira turma.

“Conhecimento é fundamental para vencer na vida. Entramos em contato com essa faculdade e ela facilitou a possibilidade de indicarmos moradores do Minha Casa, Minha Vida ou servidores municipais para fazerem um curso de nível superior com desconto. Acordamos isso por meio de um convênio com a prefeitura, vamos assiná-lo brevemente, e neste sábado 40 pessoas de residenciais, gente simples, gente pobre, participaram de uma aula inaugural, e vão ingressar no nível superior”, destacou o secretário lembrando que a secretaria também mantém o projeto Pré-vestibular Cidadão, que prepara pessoas de baixa renda para prestar vestibulares.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

A moradora Rafaela Stanislaw, 33 anos, disse que ficou sabendo do curso através da assistente social e que está realizando um sonho.

"Resolvi participar porque conhecimento nunca é demais e também é a realização de um sonho. Essa realização chegou um pouco tarde, mas mesmo assim estou muito feliz e vou aproveitar o máximo que eu puder”, enfatizou.

Os moradores de residenciais que atenderem o perfil podem procurar o Programa de Convivência Social e Cidadania, situado na Rua 1º de Maio, nº 84, bairro São João, a partir desta segunda-feira (16), das 9h às 12h.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade