Educação

Conselho Federal de Psicologia pesquisa atuação de seus profissionais na execução penal

Pesquisa está disponível até o dia 17 de julho.

13/07/2018 às 14h56, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para quem fez faculdade de psicologia e exerce função na área, o grupo de trabalho Psicologia e Sistema Prisional, do Sistema Conselhos de Psicologia, lançou,em junho, um questionário para profissionais da psicologia que atuam na execução penal nos poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública em suas esferas federal e estadual.

 A iniciativa é do colegiado da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (Apaf) e segue a metodologia do Centro de Referência Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). O questionário fica aberto ao público até o dia 17 de julho. Os dados serão utilizados na elaboração de referências técnicas para atuação de profissionais da área no sistema prisional.

 A pesquisa visa fazer um mapeamento dos profissionais que trabalham no sistema prisional e em outros órgãos que atuam na execução penal, como Tribunal de Justiça, Central de Penas Alternativas, Centrais de Monitoramento Eletrônico, Defensorias Públicas e Ministério Público. Para Márcia Badaró, do Conselho Federal de Psicologia, a pesquisa é importante porque a última foi feita em 2007 e só tratou do sistema prisional.

 “Hoje, a psicologia ocupa outros espaços da execução penal e precisamos conhecer suas práticas e em que condições os profissionais estão trabalhando. A proposta é que a pesquisa subsidie estratégias do Sistema Conselhos de Psicologia, principalmente tendo em vista que os profissionais são, em sua maioria, contratados temporariamente e sem conhecimento da área”, disse.

 A pesquisa também ajudará os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) a se aproximarem dos públicos prioritários e conhecerem a realidade de trabalho e os dilemas ético-profissionais que envolvem esses psicólogos no cotidiano do trabalho. “Vai auxiliar também a ampliar o diálogo da psicologia com o Judiciário, inclusive sobre as demandas relacionadas à produção de laudos e pareceres em detrimento de ações de cuidado com a saúde integral das pessoas presas”, complementa a conselheira.

 

Questionário

O questionário está disponível para participação na internet e é composto por questões fechadas e abertas. As perguntas permitem traçar o perfil sociodemográfico de profissionais da área que atuam na execução penal. Para assegurar a privacidade dos profissionais, o conselho garante que os dados pessoais ou quaisquer informações que possam gerar identificação não serão fornecidas em hipótese alguma. Acesse o questionário sobre a atuação de profissionais da psicologia no sistema prisional aqui.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade