Educação

Estudantes de Medicina protestam em frente à Uefs para cobrar liberação de ambulatório

Segundo os estudantes, o prédio já existe e já foi reformado, porém é necessário firmar esse convênio para que possibilite a contratação de pessoas para trabalhar e também a compra de equipamentos.

13/07/2018 às 10h14, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso 

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (13) no pórtico da instituição. O objetivo é cobrar a celebração de um convênio que possibilite o funcionamento do ambulatório para o curso.

Segundo os estudantes, o prédio já existe e já foi reformado, porém é necessário firmar esse convênio para que possibilite a contratação de pessoas para trabalhar e também a compra de equipamentos.

“Temos um ambulatório que fica no CSU na Cidade Nova, mas ele está fechado. Tem a estrutura física, mas sem nada dentro. Não têm os equipamentos que vão ser necessários para o trabalho e também os funcionários. Não existe um convênio e nem a própria universidade se posicionou em assumir a responsabilidade pela gestão desse ambulatório”, afirmou a estudante Alana Mercês de Almeida.

De acordo com ela, não há previsão de quando o ambulatório vai funcionar e os estudantes já esperam por isso há pelo menos 6 anos. A estudante informou que a Secretaria Estadual de Saúde se posicionou com interesse em assumir a responsabilidade e enviar os materiais necessários, mas até o momento nada foi feito.

“A situação orçamentária da Uefs impossibilita que ela assuma essa responsabilidade de gerir esse ambulatório sozinha, então a universidade está buscando parceria para ver quem pode assumir essa responsabilidade”, destacou Alana Mercês.

Em nota, a secretaria de Educação do estado informou que o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, e o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro do Nascimento Silva, vão se reunir na próxima segunda-feira (16), em Salvador para discutir o modelo de estruturas de aprendizado implantado na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A sugestão do secretário é que a Uefs siga o modelo da Uneb, que possui espaços para o desenvolvimento de atividades nas áreas de enfermagem, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e fisioterapia, como ambulatórios, farmácia e clínicas.

De responsabilidade da própria universidade, a instalação desses espaços não depende de autorização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Isto porque as instituições de ensino superior estaduais possuem autonomia e podem gerir os próprios orçamentos, decidindo, através dos conselhos universitários, como e onde aplicar os recursos.

Leia também: Estudantes de medicina da Uefs usam redes sociais para pedir liberação de ambulatório

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade