Acorda Cidade - Dilton Coutinho

21 de Julho de 2018
Dólar: R$ 3,68 Euro: R$ 4,34
18º 27º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 11/07/2018 19h03.

Procon notifica Banco do Brasil após cliente reclamar de demora; ele também foi agredido na agência

Procon orienta que os clientes ao perceberem a demora podem solicitar no ato do atendimento o registro da senha.
Procon notifica Banco do Brasil após cliente reclamar de demora; ele também foi agredido na agência
Foto: Paulo José/Acorda Cidade (Arquivo)

Laiane Cruz

Fiscais do Procon notificaram, na manhã desta quarta-feira (11) a agência do Banco do Brasil da Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, após o cliente Cláudio Carneiro, de 59 anos, entrar em contato com o órgão reclamando da demora do atendimento.

Cláudio Carneiro

O cliente informou que aguardou cerca de duas horas pelo atendimento, e depois ligou para o Procon. Ainda conforme o cliente, ao perceber a presença dos fiscais, o gerente solicitou ao caixa que não realizasse o atendimento e ele chegou a ser agredido pelo segurança da agência com socos e pontapés, após uma grave discussão.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o chefe de fiscalização do Procon, Camilo Cerqueira, afirmou que ao constatar o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor através das senhas de outros clientes, notificou o banco.

“Recebemos uma ligação e fomos pessoalmente à agência e constatei o fato de que o consumidor estava há quase duas horas de relógio esperando. Constatamos que através das senhas dos outros usuários existia um lapso temporal muito grande. Notificamos a instituição e cumprimos o nosso papel de órgão fiscalizador”.

Camilo Cerqueira

De acordo com Camilo Cerqueira, o papel do Procon é fazer cumprir o que o Código de Defesa do Consumidor rege, que os caixas têm 15 minutos e os outros serviços têm 20 minutos para realizar o atendimento.

“Estamos durante a manhã e tarde fazendo a fiscalização in loco e aceitando as denúncias pelo telefone do Procon. Só nesse primeiro semestre nós notificamos em torno de 48 agências, e são sempre as mesmas. Em decorrência das penalidades que elas sofrem, nós fazemos essa fiscalização quase toda semana, fora as denúncias. Sabemos que os bancos estão com o atendimento precário”, destacou.

O chefe de fiscalização do Procon ressalta que algumas agências bancárias estão fechando, o número de bancários está reduzido. A demanda é muito grande, e a população de Feira é flutuante durante a semana, e os bancos não estão conseguindo atender à demanda.

“Não existe nenhuma tolerância para os bancos. Há um tempo, havia um entendimento que se fosse por vontade do cumprimento da lei, se fechariam as agências, mas fechar agências traz um transtorno muito maior. Então a gente trabalha com a fiscalização para adequar as agências à prestação de serviço respeitosa ao consumidor”, salientou.

Camilo Cerqueira orientou ainda que os clientes ao perceberem a demora podem solicitar no ato do atendimento o registro da senha.

“Isso é obrigação do caixa ou o gerente, de dar uma ficha de atendimento como se fosse um protocolo, que demonstra o horário que o cliente entrou e o horário que foi atendido. Mediante isso, leve ao Procon, e como somos um órgão administrativo, fazemos a fiscalização, as sanções e multas, até o fechamento. Mas o consumidor pode também buscar o Juizado de Defesa do Consumidor e buscar danos morais e materiais”.

Leia também: Cliente denuncia agressão em agência bancária, após questionar demora para atendimento

Informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Campeão panamericano de taekwondo e ator de série da Disney participam da Caravana Unicef em Feira
Feira de Santana

Campeão panamericano de taekwondo e ator de série da Disney participam da Caravana Unicef em Feira

O evento é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com o Instituto Esporte e...

Família procura deficiente auditivo desaparecido em Feira de Santana
Feira de Santana

Família procura deficiente auditivo desaparecido em Feira de Santana

Segundo a família, ele foi visto pela última vez por volta das 17h, no Bairro Parque Ipê.

Sebrae tem capacitações gratuitas para quem quer empreender
Oportunidade

Sebrae tem capacitações gratuitas para quem quer empreender

As programações são sempre gratuitas e às sextas-feiras.

Vídeo

Vídeo mostra assalto em posto combustíveis em Amélia Rodrigues Veja mais Vídeos ›

Podcast

Comércio vai funcionar pela manhã no feriado de Senhora Santana
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram