Resgate Cultural

Bando Anunciador leva a criatividade das fantasias e a alegria para as ruas de Feira de Santana

Presente no calendário anual de Feira de Santana,o Bando atrai pessoas de todas as idades.

08/07/2018 às 11h14, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Cangaceiros, bruxinhas, Branca de Neve, a Bela ao lado da Fera, Chacrinha, deusas gregas, e uma infinidade de personagens conhecidos e outros criados com uso de muita imaginação, invadiram as principais ruas do centro de Feira de Santana, na manhã deste domingo (8). Eles são participantes do Bando Anunciador da Festa de Sant’Ana – pessoas de várias partes da cidade que se encontram fantasiados ou não em um desfile cheio de cores, diversão e criatividade ao som de marchinhas.

Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade

Presente no calendário anual de Feira de Santana, desde seu retorno em 2007, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Bando atrai pessoas de todas as idades para anunciar as comemorações e homenagens a Senhora Santana, padroeira de Feira.

Para o coordenador de música do Cuca, Vanderson Nascimento, o evento tem como elemento principal a espontaneidade e o resgate da identidade cultural da Princesa do Sertão. Ele informou ao Acorda Cidade, que a cada ano comparece o dobro de pessoas para participar do Bando e que o evento precisa cada vez mais do apoio da comunidade em sua organização.

“O Bando vem crescendo muito e com isso precisamos de mais apoio, de mais pessoas envolvidas. A gente precisa discuti-lo com a sociedade porque quem faz o Bando não é o Cuca, não é a Uefs, quem faz o evento é a população. É um evento de rua, um evento popular”, declarou.

Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade

Além das marchinhas, o bando este ano teve pagodão e roda de samba. Teve quem curtisse e tem que reprovasse por achar que as marchinhas deveriam ter exclusividade durante todo o percurso. Um fator criticado no evento foi a quantidade de vendedores ambulantes no meio da rua. O coordenador de música do Cuca disse que esse fator será discutido na próxima reunião da para evitar problemas futuros, mas que isso não afetou o brilho do evento.

O bombeiro civil Flávio Lima, participou da festa pela primeira vez como voluntário. Ele observou que a venda de espetinhos deveria ser fiscalizado, pois, além, do risco das churrasqueiras caírem por estares muito próximas às pessoas que desfilam, há também o perigo do próprio espetinho ser usado como arma.
Sobre isto, Vanderson Nascimento disse que a organização buscará meios de resolver o problema.

Personagem carimbada nos eventos culturais da cidade, a Nega Maluca, interpretada pelo técnico em segurança Paulo Mercês, se divertiu bastante, mas também criticou a presença dos ambulantes entre as pessoas que participavam do desfile. Ele sugeriu que no próximo ano, além da fiscalização do comércio na festa haja uma organização maior na saída dos grupos.

“Este ano os grupos saíram de forma organizada. O Grupo da rainha saiu na frente e os outros saíram misturados com carros de som e pagode. O Bando Anunciador não é isso. Antes vinha grupo por grupo, era um desfile, mas este ano se transformou em um arrastão”, opinou.

O pernambucano Gil Belo Porto participa da festa pela sexta vez. Ele nasceu em Olinda, mas mora há muitos anos em Feira de Santana e declarou sua admiração pelo evento. Para ele, o Bando Anunciador é a mais forte representatividade da cultura e da arte feirense. "Pretendo continuar participando nos próximo anos", ressaltou.

Participante do Bando há três anos, Simone Santos esteve no evento com a família. Ela disse que acha o Bando Anunciador muito divertido e que gosta muito de ver as pessoas fantasiadas.

James William se fantasiou de Chacrinha em homenagem aos 100 anos, se vivo estivesse, do apresentador de programas de auditório de grande sucesso entre as décadas de 1950 e 1980. Ele disse ao Acorda Cidade que participar do Bando Anunciador resgata seu tempo de criança e também a cultura feirense.

Segurança

O major Cláudio Garcia, comandante da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), participou do Bando pela primeira vez. Ele assumiu a companha recentemente e informou que cerca de 90 policiais militares fizeram a segurança do evento.

Segundo ele, o evento ocorreu de forma tranquila e nenhuma ocorrência foi registrada até o fechamento desta matéria.
 

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade