Feira de Santana

SMT anuncia mudanças no trânsito em vias de grande movimentação na cidade

O objetivo, segundo o órgão, é desobstruir o trânsito em 79 cruzamentos, onde há uma série de conflitos, principalmente nos horários de pico.

29/06/2018 às 14h51, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A partir da próxima terça-feira (3), novas mudanças serão implementadas no trânsito de Feira de Santana, por meio de binários em vias de grande circulação de veículos e que irão interligar a cidade de norte a sul. O objetivo, segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), é desobstruir o trânsito em 79 cruzamentos, onde há uma série de conflitos, principalmente nos horários de pico.

De acordo com a SMT, será implantado um binário na Rua Frei Aureliano com a Avenida Santo Antônio, com a abertura do canteiro da Avenida Getúlio Vargas entre essas duas vias, tornando-as sentido único. Também nesse local serão implantados semáforos de dois tempos, sincronizados. A alteração permitirá a diminuição dos travamentos tanto na Rua Frei Aureliano como na Avenida Getúlio Vargas, como também os conflitos nas vias que cruzam as mesmas.

Outro local onde será implantado um binário é entre a Rua João Mangabeira e a Cupertino Lacerda, por meio da abertura do canteiro central da Avenida Maria Quitéria. Além disso, serão fechados três retornos na Maria Quitéria: em frente à Prosegur, em frente à Escola Obra Promocional e em frente ao restaurante João de Barro.

Os motoristas, conforme a SMT, poderão utilizar as quadras do binário como retorno. Para o órgão, isso deverá melhorar a fluidez do trânsito na Avenida Maria Quitéria, e nas Ruas Cupertino Lacerda e João Mangabeira. Outro fator é que com a implantação desses binários haverá uma ligação direta entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Senador Quintino.

“Os motoristas vão sair desde o início da Avenida Santo Antônio, nas proximidades do Pastel do Jaime, vão atravessar a cidade inteira em sentido único, e vão parar muito próximo da Senador Quintino. E ao contrário também. Quem sai da Senador Quintino, próximo do Xixas, vai também na outra via, em mão única, atravessar a cidade inteira e parar no 14 BIS, na Getúlio Vargas. Isso vai desafogar o conflito em 79 cruzamentos”, explicou o superintendente de trânsito Maurício Carvalho.

Ele pediu paciência aos motoristas para se adequarem às mudanças. “Será todo um complexo de opções para o condutor. É necessário paciência pelos próximos 30 dias de ajustes. Só para a sinalização vertical são 117 placas. Então o trecho vai estar muito bem sinalizado. Horizontalmente também, porque foram recuperados mais de 10 mil metros quadrados com asfalto, para que a sinalização tenha uma boa visibilidade”.

Maurício Carvalho garantiu também que a partir da próxima terça-feira, dia da inauguração dos binários, a partir das 5h, os prepostos da SMT estarão a postos nas vias para orientar os motoristas, com equipamentos, cones e tonéis.

“Esse binário vai impactar de forma muito positiva a cidade. Feira de Santana possui hoje uma frota de mais de 300 mil veículos e mais de 100 mil motocicletas; um anel de contorno por onde passam mais de 20 mil veículos por dia e causa um impacto diretamente na nossa cidade. As grandes avenidas precisam ser desafogadas com a tendência do retorno na quadra para que a gente possa dar as opções devidas. Melhorando o impacto nas grandes vias, sem que o motorista perca as condições também de retornar”, salientou o superintendente.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade