Educação

Dicas para completar o curso de arquitetura e se tornar um profissional mais qualificado

Para se destacar no mercado as especializações podem fazer muita diferença.

29/06/2018 às 09h31, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O arquiteto tem a capacidade para projetar e organizar objetos de uma forma mais funcional em um projeto, que pode ser feito em qualquer ambiente: comercial ou privado, por exemplo. Por isso é uma profissão que permite a atuação em diferentes áreas e para se destacar no mercado as especializações podem fazer muita diferença.

Ferramentas importantes

Os projetos desenvolvidos através de modelagens em 3D são cada vez mais usadas para criar dimensões e imagens próximas da realidade. O profissional que deseja elaborar projetos com qualidade deve observar as novas tecnologias e principalmente se atualizar, pois as ferramentas mudam e se renovam e o profissional que deseja se destacar precisa acompanhar as novidades do mercado.

Algumas ferramentas são indispensáveis, como AutoCAD, que é voltado para a produção de desenhos e projetos. É um software de Desenho Assistido por Computador que permite a criação de esboços a partir de desenhos, permite o processamento de imagens, a conversão de vetores e animações, além do armazenamento em nuvem. O software é bem antigo e desde 1982 vem ganhando novas funcionalidades, ou seja, quem trabalha com projetos conhece!

Outro software que faz muito sucesso e é fundamental é o Revit, que foi criado especialmente para o desenvolvimento de plantas e projetos, construção e para o gerenciamento de diferentes estruturas e edifícios. O interessante é que o Revit permite a colaboração de várias pessoas no mesmo projeto para alterações nos modelos já criados. É um programa bem completo que permite o desenvolvimento de imagens em 3D principalmente para projetos estruturais, como a criação de lajes, vigas, terrenos e estruturas, entre outros. Por isso é bastante utilizado por arquitetos e engenheiros.

Outras ferramentas que o profissional de arquitetura precisa se aperfeiçoar são o Sketchup, Vector Works, Vray, Cinema 4D, ArquiCAD, Revit, 3D Max, Rhinoceros, entre outros. A boa notícia é que existem sites especializados em cursos de arquitetura online – A Arquiteta, por exemplo – que você pode escolher de acordo com os seus objetivos.

Cursos complementares

Antes da produção de um projeto é importante conhecer todas as tecnologias que serão necessárias naquele momento. Apesar do profissional de arquitetura já ser bastante criativo por natureza outros cursos que contribuem para que o profissional tenha uma visão mais profissional de uma projeto são: Design de Interiores (existe curso de curta duração e graduação), Design de Mobiliário, Visual Merchandising, Maquete Eletrônica, Edificações, entre outros que ajudam a desenvolver um projeto de uma forma mais profissional.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade