Mundo

China é o país que mais consome joias de ouro no mundo

País asiático movimentou mais de 600 toneladas do metal em 2016, segundo uma pesquisa da Reuters: mais do que a Índia e os EUA juntos.

24/06/2018 às 10h50, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Por milênios, as culturas ao redor do globo cobiçaram joias de ouro não apenas pela sua cor amarela brilhante, mas também por sua impermeabilidade à ferrugem e à corrosão de qualquer tipo. A mesma obsessão sobrevive hoje, especialmente em países onde as tradições de presentear outras pessoas com joias se manteve.

Para muitos, elas são o presente ideal, não apenas porque são belas e decorativas, mas porque são valiosas e podem passar por várias gerações. "O ouro é uma das únicas coisas que tem um valor quase universal. Do extremo Ocidente ao extremo Oriente, sempre será considerado o metal mais valioso da Terra", explica o ourives e pesquisador Ricardo Rainha.

No ano passado, a agência britânica Reuters publicou uma pesquisa com os países que mais consomem joias de ouro no mundo e, para espanto de muitos, a China ocupou o primeiro lugar: o país asiático movimentou cerca de 612 toneladas do metal em 2016.

A seguir, mostramos os dez países que mais consomem ouro no planeta em toneladas e para consumo individual, segundo a Reuters:

10. Egito

27 toneladas

No século XIII, os antigos egípcios foram responsáveis por criar o que se acreditou ser o primeiro mapa topográfico, conhecido hoje como Mapa de Turim, que mostra as localizações de depósito de ouro e um acordo de mineração do metal. Eles reverenciavam o ouro como o "brilho dos deuses". Hoje, os egípcios ainda são fortemente atraídos pelo metal amarelo.

9. Rússia

30,2 toneladas

Nos últimos dois anos, o Banco Central russo foi um dos maiores compradores de ouro como tentativa de alavancar o valor do rublo, a moeda oficial do país. As reservas ficaram perto de 55 milhões de rublos em junho de 2017, quando foi divulgado o último balanço. Apesar disso, os consumidores russos também têm um gosto especial pelas joias, como brincos, colares e outros acessórios, como a pulseira de ouro. Eles foram responsáveis por movimentar 30,2 toneladas em 2016.

8. Indonésia

34,2 toneladas

A Indonésia possui o maior depósito de ouro do mundo e uma das maiores minas do metal do planeta, a Grasberg, onde trabalham aproximadamente 18 mil pessoas. O notório escândalo chamado de Bre-X, nos anos 1990, foi retratado no filme Gold, de 2016, estrelando o ator estadunidense Matthew McConaughey.

7. Arábia Saudita

38,1 toneladas

A lei islâmica – a Sharia – não permitia investimentos em ouro, mas em dezembro de 2016 foi anunciado com grande entusiasmo que o metal amarelo seria, pela primeira vez na história, compatível com a Sharia como um investimento, juntando ações, fundos imobiliários, títulos e seguros. Não deu outra: um dos países mais ricos do mundo entrou na lista dos maiores compradores de ouro do planeta.

6. Turquia

39,7 toneladas

Em julho de 2017, a Turquia importou a maior quantidade de ouro em um único mês desde que o mercado do metal foi estabelecido no país, em 1995. Só naqueles 30 dias foram consumidos cerca de 62 toneladas de ouro, que é mais do que a maioria dos bancos centrais mundiais têm em reservas. Os turcos, de qualquer forma, também possuem grande apreço pelas joias de ouro.

5. Irã

39,7 toneladas

Em 2016, o Irã foi o décimo maior comprador de joias de ouro do mundo e, em 2017, não deu sinais de que esse número cairia. De acordo com o Conselho Mundial de Ouro (World Gold Council, nome em inglês), as trocas comerciais de brincos, pulseiras, relógios e colares de ouro no país durante os três primeiros meses do ano passado cresceram 27% em quatro anos.

4. Emirados Árabes Unidos

46,2 toneladas

Dubai é conhecida ao redor do mundo como um dos centros joalheiros. O mercado Gold Souk é casa de aproximadamente 300 lojas, todos eles com enormes vitrines repletas de peças. Um estudo conduzido por uma comissão de comércio italiana descobriu que os emiratis têm as maiores trocas per capita de ouro no mundo, com uma média de 34 gramas compradas cada ano.

3. Estados Unidos da América

138,2 toneladas

A corrida pelo ouro na Califórnia, no século 19, não apenas colocou o estado no mapa, mas também serviu como um ponto de mudança na história da mineração global do metal. Se estima que nove em cada 10 toneladas de ouro acima do solo foram extraídas desde o episódio de 170 anos atrás. Hoje, a obsessão dos estadunidenses com o metal amarelo permanece tão forte como antes.

2. Índia

463 toneladas

O amor dos indianos pelo ouro vem de milhares de anos atrás. Hoje, as casas do país têm as maiores reservas de ouro privado do mundo, estimadas em cerca de 24 mil toneladas. Há até uma expressão popular que diz que, "na Índia, um casamento não é um casamento sem ouro". Durante o festival Diawli, que normalmente começa em outubro, é considerado auspicioso dar joias de ouro como presente.

1. China

612 toneladas

Em 2016, a China comprou mais joias de ouro do que a Índia e os Estados Unidos juntos. Isso é largamente em função do crescimento da renda no país mais populoso do mundo e a segunda maior economia, que também minera mais ouro do que qualquer outra nação. A consultoria estadunidense McKinsey & Company acredita que, até 2025, a China vai contribuir com 44% do mercado global de luxo, do qual a joalheria de ouro é parte.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade