De Feira para a Rússia

Feirense trabalha como tradutor da seleção brasileira na Copa da Rússia

Para Gesiel, a experiência está sendo incrível e muito emocionante.

22/06/2018 às 08h19, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Feira de Santana está em todos os lugares do mundo. Sempre tem um feirense levando o nome da cidade ao redor do planeta e, é claro, na Copa da Rússia 2018 não poderia ser diferente.

Há feirenses nativos na Rússia, sim. Assistindo aos jogos, trabalhando e inclusive dando suporte logístico e linguístico à Seleção Brasileira. Um desses representantes que está na Rússia, enchendo de orgulho Feira de Santana, é o estudante de medicina Gesiel da Santana Cruz, de 28 anos.

Foto: Arquivo Pessoal

Na Rússia, desde 2012, ele participou de uma seleção da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e foi contratado para trabalhar como assistente de tradução e logística da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Copa. O estudante iniciou o trabalho no dia 7 de junho e faz parte de suas funções acompanhar os jogadores da seleção, bem como toda a equipe de técnicos, médicos e outros profissionais que integram a comitiva do Brasil.

Para Gesiel, a experiência está sendo incrível e muito emocionante. Ele contou que a vaga para o trabalho surgiu através de um anúncio em uma rede social russa e uma amiga o incentivou a participar.

“Um rapaz fez um anúncio procurando jovens russos que falassem português para trabalhar na Copa. Não especificava em que e com o que. Uma amiga viu e falou que servia para mim e eu entrei em contato. Ele verificou o nível de russo que eu falo, gostou bastante e eu enviei o currículo para o Comitê Organizacional da Fifa, em Moscou. Fiz a entrevista e enviaram o currículo para a CBF. Depois de um mês e meio entraram em contato comigo. Fizeram a proposta e explicaram como seria. No amistoso nos conhecemos e então batemos o martelo”, afirmou.

O estudante revelou que o trabalho como tradutor e assistente de logística deve durar até quando o Brasil estiver participando da Copa. “Acredito que vamos até a final, porque o Brasil esse ano vai ser hexa. Está sendo demais trabalhar com a seleção do meu coração, do meu país Brasil e na Rússia que é o meu segundo país do coração”, disse.

A rotina de Gesiel começa bem cedo ao lado dos jogadores e os demais profissionais. Ele fica hospedado no mesmo hotel, almoça junto com a equipe e viaja no mesmo avião. Acompanha o dia a dia e auxilia em qualquer necessidade. No entanto, prefere não comentar sobre a vida dos jogadores.

Reservado, Gesiel não esconde a explosão de felicidade de viver essa experiência. Nos jogos, a torcida é calorosa, assim como suas raízes feirenses e sertanejas. Contrasta com o frio da Rússia e vibra com cada passo do Brasil.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade