Acorda Cidade - Dilton Coutinho

Governo da Bahia
  • Mississipi 2
Programação São João
19 de Junho de 2018
Dólar: R$ 3,68 Euro: R$ 4,34
20º 24º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 13/06/2018 13h28.

Simulado de desastres em massa promove integração de várias corporações em Feira de Santana

Para a coordenadora do Samu, as simulações têm grande importância pra prevenir grandes acidentes e não se deve esperar o problema acontecer para agir de forma primitiva.
Simulado de desastres em massa promove integração de várias corporações em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Rachel Pinto

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (13), na Avenida Nóide Cerqueira em Feira de Santana o Simulado de Desastres em Massa coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação reuniu várias forças que atuam na cidade como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (PM). A simulação escolhida como tema foi de um incêndio relacionado ao uso de fogos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Maisa Macêdo, coordenadora do Samu, considerou o momento como uma grande aula aberta e um trabalho de prevenção de problemas. Segundo ela, a escolha de incêndio para ser o tema chama a atenção para casas de shows que realizam eventos pirotécnicos e também o período junino que é comum as pessoas utilizarem fogos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O Samu coordena essas simulações porque na verdade a gente juntamente com todas as instituições, acreditamos que o planejamento para desenvolver ações com qualidade, é necessário treinar, organizar e direcionar. A gente trabalha com um sistema de comando de incidentes que é um sistema internacional, aprovado em todo o um mundo e nós no Brasil devemos evoluir nessa perspectiva, de trabalhar com prevenção, com planejamento e como enfrentar uma situação de desastre, uma situação dessa magnitude que são várias fragilidades. Que muitas vezes é necessário, um atendimento não só de horas, mas de vários dias e para isso as equipes precisam estar preparadas. Não se prepara uma equipe apenas com treinamento e sim com uma sequência de orientação, de treinamento e de coordenação”, explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para Maísa, as simulações têm grande importância pra prevenir grandes acidentes e não se deve esperar o problema acontecer para agir de forma primitiva.

"Envolve várias instituições e foi para todo o público de Feira de Santana, para toda a o população da microrregião e toda a população da Bahia e do Brasil. Nós precisamos pensar, articular e ser estrategista para melhorar as condições de saúde da nossa população, não podemos esperar o problema acontecer", frisou.

3º Cidem

O professor Jeidson Marques, presidente do 3º Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que ocorrerá em agosto em Feira de Santana, também participou da simulação. Ele contou sobre a sua experiência com o congresso e a sua relevância mundial. Jeidson destacou a necessidade da integração das forças em momentos de desastres e sua influência para o planejamento de ações.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"O projeto Cidem começou em 2014, como projeto de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Para promover a integração das forças. Em casos reais, por exemplo, o Corpo de Bombeiros, Samu e polícias sabem o que fazer. Mas, a integração entre eles é um desafio no mundo. O projeto coneçou com o envolvimento de todas as forças, inclusive Interpol e outra forças internacionais. Aconteceu um grande simulado e foi histórico. Com isso nos deu assento na Interpol como um exemplo a ser seguido de Feira de Santana para o mundo. Esse projeto se repetiu em 2015, 2016 e em 2018 o evento voltará a contecerem Feira de Santana em agosto. Teremos agora o maior treinamento da história mundial. Virão 15 países, entre EUA e Japão. Será referência para as olimpíadas 2020 no Japão”, afirmou.

Jeidson relatou que fica feliz de ver a experiência de Feira de Santana sendo apresentada a nível mundial e a expectativa para o simulado esse ano é de 3 mil pessoas. Representantes de vários países participarão do congressso.

“É um projeto que é de Feira de Santana, da Uefs, Bahia e Brasil. A ideia surgiu aqui. Sou da área de perícia e senti vontade de contribuir porque eu via casos que aconteceram e percebi que dava para a gente promover um treinamento na Uefs, onde eu sou professor para ajudarmos nisso. Isso aconteceu de uma forma modesta, mas ganhou um impacto internacional tão grande que o projeto está crescendo. Em 2014 tivemos aproximadamente 1.000 pessoas, no segundo evento 1.200, no terceiro 1.600 e esse agora a expectativa é 3 mil pessoas. Será o maior treinamento da história mundial em Feira de Santana e terá repercussão em todo o mundo”, salientou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Rodrigo Bonfim que trabalha como chefe de segurança da empresa Placo do Brasil comentou que simulados como o que foi realizado hoje e envolvem várias corporações trazem vários ganhos para a cidade. Tanto no sentido de aprendizado como para proteger a vida das pessoas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Um evento que agrega valor e conhecimento para todos e traz boas práticas para serem reaplicadas.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Binário entre as ruas Santo Antônio e Frei Aureliano próximo de ser liberado
Feira de Santana

Binário entre as ruas Santo Antônio e Frei Aureliano próximo de ser liberado

A avenida Santo Antônio funcionará em direção única, centro (Av. Getúlio Vargas) - bairros (Av. Senador ...

Feira de Santana

Sema entrega 4.800 certificados do Cadastro Ambiental Rural em Feira de Santana

Documentos foram entregues na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana

Divulgado resultado parcial de seleção simplificada da Fundação Egberto Costa
Feira de Santana

Divulgado resultado parcial de seleção simplificada da Fundação Egberto Costa

O processo de inscrições ocorreu durante os dias 24 a 30 de maio com um total de 25 inscritos distribuídos ...

Vídeo

Coletivo de artesãs na Feira do Semiárido da Uefs Veja mais Vídeos ›

Podcast

Por conta dos custos altos, feirenses desistem da Rússia e reformulam viagens para outros lugares
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram