Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • ELEIÇÕES
  • ELEIÇÕES
25 de Setembro de 2018
Dólar: R$ 4,09 Euro: R$ 4,78
20º 31º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Educação

Todas as notícias
Publicado em 13/06/2018 09h08.

Investir na educação é o caminho para aumentar a expectativa de vida

Turma da Maturidade permite que pessoas na terceira idade trabalhem sua autonomia.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Investir na educação é o caminho para aumentar a expectativa de vida
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A preocupação com o bem-estar ao envelhecer aumenta assim como a expectativa de vida dos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do país a esperança de vida ao nascer passou para 75 anos. As principais causas para esse crescimento é o maior acesso a saúde e educação. A saúde é tão importante para a qualidade de vida que aparece na Declaração Universal dos Direitos Humanos e também como um dos direitos sociais assegurados pela Constituição Brasileira.

Quando saúde e educação caminham juntas, o resultado é desenvolvimento. Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o acréscimo de quase um ano letivo no ensino fundamental resulta em aumento de 3,2 meses na expectativa de vida.

Quem não deseja uma velhice saudável e segura? Esse também é o desejo de Maria Raymunda de Souza, de 71 anos. Quatro filhos, seis netos e uma infinidade de sonhos. Ela, que só conseguiu estudar até a 8º série do ensino fundamental, foi uma das primeiras a se matricular na Turma da Maturidade, aberta pelo Instituto Superior de Educação Ocidemnte - Iseo. “Sou uma pessoa idosa e hoje tenho muito tempo ocioso.

Percebi que esse era um momento para procurar uma ocupação e aprender mais. Me sinto muito feliz com essa oportunidade, vou fazer vários tipos de atividades e ainda melhorar a minha saúde”, planeja.

A sala de aula que Maria Raymunda espera é diferente. Lá, o conteúdo teórico até faz parte da grade mas o que ela mais almeja é participar de cursos livres, oficinas e atividades físicas. O objetivo é duplo: trabalhar a mente e melhorar a qualidade de vida.

Consciência e autoconhecimento, saúde e qualidade de vida, práticas de meditação, criatividade artística, habilidades digitais e ética e cidadania serão alguns dos conteúdos que os alunos da Turma da Maturidade terão a oportunidade de estudar. O objetivo maior das aulas é investir no empoderamento das pessoas da melhor idade. “Os idosos precisam saber que podem ser ativos, produtivos, se tornar empreendedores e até ter uma nova fonte de renda”, defende Paula Amorim, diretora-geral do Iseo.

Recém-lançada, a turma que já tem quinze estudantes matriculados. A previsão do início das atividades é para agosto. “Me surpreendi com tanta procura em tão pouco tempo de divulgação”, contou Paula, acrescentando que as aulas vão promover maior qualidade de vida e aproveitamento do tempo livre dos idosos. “As atividades teóricas vão durar, no máximo, uma hora. Depois, vamos dedicar o tempo para meditação, atividades laborais, oficinas de artesanato, jogos de inteligência e oficinas de espiritualidade”, listou a diretora do Iseo.

O Instituto Superior de Educação Ocidemnte é uma instituição parceira do Educa Mais Brasil. Os idosos que têm interesse em se matricular na Turma da Maturidade mas não tem condições de arcar com o valor da mensalidade, não precisam se preocupar. É só acessar o site do Educa Mais e conferir as bolsas de estudo disponíveis. A inscrição é gratuita!

Fonte: Bárbara Maria – Ascom Educa Mais Brasil

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Prefeitura diz que TCU não permite repasse de 150 milhões de reais dos precatórios para professores
Educação

Prefeitura diz que TCU não permite repasse de 150 milhões de reais dos precatórios para professores

O assunto volta à tona nesta terça (25), quando os professores da rede municipal fazem uma paralisação de ...

Confira o que analisar ao escolher uma escola para seu filho
Educação

Confira o que analisar ao escolher uma escola para seu filho

É preciso se sentir seguro ao definir o colégio na hora da matrícula.

Professores ocupam prédio da prefeitura em protesto por recurso do Fundef
Educação

Professores ocupam prédio da prefeitura em protesto por recurso do Fundef

Mais de 200 professores aderiram à manifestação logo cedo, e a expectativa é que ao longo do dia mais pess...

Vídeo

Renovar e seguir: Feira do Livro 2018 Veja mais Vídeos ›

Podcast

Feira do Livro 2018 será aberta nesta terça-feira (25)
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram