Educação

Investir na educação é o caminho para aumentar a expectativa de vida

Turma da Maturidade permite que pessoas na terceira idade trabalhem sua autonomia.

13/06/2018 às 09h08, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A preocupação com o bem-estar ao envelhecer aumenta assim como a expectativa de vida dos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do país a esperança de vida ao nascer passou para 75 anos. As principais causas para esse crescimento é o maior acesso a saúde e educação. A saúde é tão importante para a qualidade de vida que aparece na Declaração Universal dos Direitos Humanos e também como um dos direitos sociais assegurados pela Constituição Brasileira.

Quando saúde e educação caminham juntas, o resultado é desenvolvimento. Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o acréscimo de quase um ano letivo no ensino fundamental resulta em aumento de 3,2 meses na expectativa de vida.

Quem não deseja uma velhice saudável e segura? Esse também é o desejo de Maria Raymunda de Souza, de 71 anos. Quatro filhos, seis netos e uma infinidade de sonhos. Ela, que só conseguiu estudar até a 8º série do ensino fundamental, foi uma das primeiras a se matricular na Turma da Maturidade, aberta pelo Instituto Superior de Educação Ocidemnte – Iseo. “Sou uma pessoa idosa e hoje tenho muito tempo ocioso.

Percebi que esse era um momento para procurar uma ocupação e aprender mais. Me sinto muito feliz com essa oportunidade, vou fazer vários tipos de atividades e ainda melhorar a minha saúde”, planeja.

A sala de aula que Maria Raymunda espera é diferente. Lá, o conteúdo teórico até faz parte da grade mas o que ela mais almeja é participar de cursos livres, oficinas e atividades físicas. O objetivo é duplo: trabalhar a mente e melhorar a qualidade de vida.

Consciência e autoconhecimento, saúde e qualidade de vida, práticas de meditação, criatividade artística, habilidades digitais e ética e cidadania serão alguns dos conteúdos que os alunos da Turma da Maturidade terão a oportunidade de estudar. O objetivo maior das aulas é investir no empoderamento das pessoas da melhor idade. “Os idosos precisam saber que podem ser ativos, produtivos, se tornar empreendedores e até ter uma nova fonte de renda”, defende Paula Amorim, diretora-geral do Iseo.

Recém-lançada, a turma que já tem quinze estudantes matriculados. A previsão do início das atividades é para agosto. “Me surpreendi com tanta procura em tão pouco tempo de divulgação”, contou Paula, acrescentando que as aulas vão promover maior qualidade de vida e aproveitamento do tempo livre dos idosos. “As atividades teóricas vão durar, no máximo, uma hora. Depois, vamos dedicar o tempo para meditação, atividades laborais, oficinas de artesanato, jogos de inteligência e oficinas de espiritualidade”, listou a diretora do Iseo.

O Instituto Superior de Educação Ocidemnte é uma instituição parceira do Educa Mais Brasil. Os idosos que têm interesse em se matricular na Turma da Maturidade mas não tem condições de arcar com o valor da mensalidade, não precisam se preocupar. É só acessar o site do Educa Mais e conferir as bolsas de estudo disponíveis. A inscrição é gratuita!

Fonte: Bárbara Maria – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade