Variedades

Como descongelar o freezer de forma rápida e correta

Evitar mangueiras e detergentes, além de periodicidade no degelo, são processos importantes na limpeza

25/05/2018 às 09h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A limpeza de um freezer ou de um equipamento de refrigeração necessita de técnicas para manutenção correta e para a preservação deles, o que também favorece o próprio funcionamento.

A maioria desses equipamentos possui um sistema que auxilia na limpeza: frost free. Ele faz o degelo sozinho para evitar que as paredes fiquem repletas de gelo acumulado. Hoje em dia, a geladeira frost free é o modelo mais comum encontrado no mercado, mas ela não funciona corretamente sem o trabalho manual: a substituição do gelo exige que resíduos líquidos e sólidos derramados no interior do equipamento sejam imediatamente limpos.

Os poucos dispositivos sem frost free ainda no mercado precisam de uma limpeza periódica que, segundo os fabricantes, deve acontecer a cada seis meses. O cuidado, nesses casos, é mais complexo: exige espátulas específicas, desligamento por dois dias e um processo próprio de lavagem.

"Mesmo utilizando um instrumento de plástico, também é importante que se faça isso quando o gelo estiver amolecendo. Caso contrário, o esforço será maior e também a força que você utilizará, o que pode causar até mesmo pequenos acidentes", explica Ricardo Amorim, diretor da Dufrio, uma das empresas que controlam a qualidade dos equipamentos de refrigeração no país.

Segundo ele, se os procedimentos forem seguidos à risca, é difícil que um equipamento dure menos de 10 anos: em primeiro lugar, ele precisa ser desligado da tomada horas antes da limpeza (geralmente à noite para limpeza no dia seguinte). Com isso, o gelo derrete e vai para o fundo do equipamento junto com os resíduos mais aparentes. Depois de desligar, a tampa precisa ficar abaixada para que o degelo ocorra de forma correta.

A limpeza precisa ser feita com produtos adequados para não estragar o equipamento ou comprometer os alimentos armazenados após o término do processo. Para Amorim, o ideal é que seja feita uma solução com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, vendido em qualquer supermercado, com um litro de água morna. Álcool, querosene, gasolina, solventes, detergentes ou produtos químicos não são indicados.

Também não é aconselhado utilizar mangueiras para jogar água dentro do freezer, como se acostumou a fazer. "Isso pode derramar água sobre áreas do equipamento que não podem ter contato com água e danificá-lo", conta Amorim. O ideal é que um pano simples seja molhado na solução de bicarbonato com água morna e passado em movimentos circulares pelas paredes do freezer.

A borracha de vedação da tampa do freezer, por sua vez, precisa de um processo especial: ela precisa ser limpa com uma solução paralela feita de sabão comum e água morna – neste caso, pode ser usado o detergente.

Após todo esse processo, basta secá-lo, ligá-lo na tomada e esperar a retomada da temperatura ideal.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade