Saúde

Unidades móveis da Hemoba permanecem atendendo em Salvador e Feira de Santana

A Fundação está operando com estoques abaixo do valor esperado e, com isso, convoca a todos para praticar o ato de solidariedade da doação de sangue.

22/05/2018 às 09h18, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta semana, as unidades móveis (Hemóveis) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) permanecem atendendo em Salvador e Feira de Santana. Na capital, as unidades estacionam na Estação da Lapa – em frente à saída do Metrô, de 22 a 25 de maio (terça a sexta-feira), e na entrada principal do Salvador Shopping, nos dias 24 e 25 de maio; no sábado (26), o Hemóvel segue para a ‘Ação Global’, que acontece no Sesi Retiro. Já em Feira de Santana, o ônibus de coleta fica disponível no estacionamento da prefeitura, de 22 a 24 de maio. As unidades atendem das 8h às 17h.

A Fundação está operando com estoques abaixo do valor esperado e, com isso, convoca a todos para praticar o ato de solidariedade da doação de sangue e ajudar a manter em segurança os atendimentos aos hospitais e unidades de saúde. A iniciativa também visa captar e fidelizar potenciais doadores que circulam pelos centros comerciais. "Estamos sempre em locais estratégicos, com uma intensa movimentação de pessoas, então é mais uma oportunidade para os voluntários comparecerem e praticarem a solidariedade", conta Marcelo Matos, coordenador técnico de coleta da Hemoba.

Além das unidades móveis, a Hemoba possui mais 25 unidades de coleta distribuídas em todo o estado. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Roteiro dos Hemóveis

Salvador

Onde: Terminal Rodoviário da Estação da Lapa – Em frente ao acesso para o Metrô
Quando: 22 a 25 de maio (terça a sexta-feira)
Funcionamento: das 8h às 17h

Onde: Salvador Shopping – Entrada principal, Piso G1
Quando: 24 e 25 de maio (quinta e sexta-feira)
Funcionamento: das 8h às 17h

Onde: Escola Sesi Reitor Miguel Calmon – Praça Visconde de Monte Alegre, s/n, Retiro
Quando: 26 de maio (sábado)
Funcionamento: das 8h às 15h

Feira de Santana

Onde: Estacionamento da prefeitura – Avenida Getúlio Vargas
Quando: 22 a 24 de maio (terça a quinta-feira)
Funcionamento: das 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Sobre a doação de sangue

Os endereços e horários de atendimento das unidades fixas de coleta estão disponíveis no site da Hemoba. Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade