Mundo do Trabalho

Seu currículo atrai os recrutadores certos?

Consultor da Eureca aponta 5 dicas que podem auxiliar os jovens a deixarem seus currículos mais atrativos.

16/05/2018 às 14h15, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com um currículo bem estruturado, o candidato tem maior possibilidade de se destacar dos demais concorrentes. O documento, na grande maioria das vezes, ainda é o primeiro contato que o recrutador terá com o participante, por isso é importante que o candidato busque passar uma boa impressão. Para auxiliar na elaboração de um material rico e com informações relevantes, Augusto Júnior, líder do time de conhecimento da Eureca, consultoria especializada em processos de educação e seleção, separou algumas dicas para quem está começando agora sua carreira. Confira:

1. Inovação

Em meio um mar de papéis brancos e fontes clássicas, um design diferenciado pode capturar a atenção do recrutador. Um currículo visualmente elaborado é agradável ao olhar e pode ajudar o recrutador a se lembrar do candidato depois. Para algumas carreiras que envolvem criatividade e inovação, um layout bonito pode ser um grande diferencial. "Mas lembrem-se, sem exageros", destaca Augusto Júnior.

2. Curriculum Vitae

Atualmente, as palavras "Currículo" e "Currículum Vitae", são tratados como sinônimos. Porém, enquanto o primeiro é reservado para informações mais formais envolvendo instituições e objetivos, o segundo acaba sendo mais humanizado. "Currículum Vitae significa percurso de vida e vai muito além das empresas que você passou e dos cursos que você fez" explica Augusto. Para o Curriculum Vitae, o conselho do profissional é que os candidatos deixem claro suas experiências e aprendizados que considerem ter sido destaque e diferencial.

3. Seja Conciso

Após a dica acima, o candidato pode acabar se empolgando no momento de atualizar o seu CV e deixá-lo extenso. O recrutador não têm tempo para ler muitas informações sobre a vida do candidato. Então, é importante que o interesse do empregador seja capturado logo no começo da leitura. O desafio então envolve manter a concisão e fazer um documento completo sobre todas as competências do aspirante a vaga, aponta Augusto. Palavras-chave são bem vindas, assim como parágrafos curtos. A descrição minuciosa sobre as experiências pode se tornar uma conversa na entrevista presencial.

4. Linkedin

Hoje, o candidato pode perder oportunidades ao não ter um currículo atualizado no Linkedin. Em 2017, a rede social já contava com mais de 20 milhões de usuários no Brasil. De maneira fácil e rápida, o candidato consegue ter um grande instrumento para divulgar o seu trabalho atual e anteriores. Por estar na internet, a possibilidade de alcançar pessoas acaba superando o currículo impresso. Além disso, a facilidade de fazer networking é um dos pontos fortes.

5. Enriquecimento pessoal

Atualmente, há muitas consultorias presentes no mercado que podem ajudar na evolução pessoal. Além de processos de estágio e trainee, muitas delas possuem programas e trilhas de desenvolvimento, além de trabalhar com conteúdos em blogs voltados ao crescimento pessoal e profissional. Essas oportunidades podem auxiliar a criar habilidades diferenciadas no currículo. "A Eureca, por exemplo, está sempre lançando novas oportunidades juntamente com grandes empresas onde os jovens podem se inscrever em processos disruptivos, focados no desenvolvimento e na expansão de consciência", completa Augusto.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade