Acorda Cidade - Dilton Coutinho

Governo da Bahia
Programação São João
26 de Maio de 2018
Dólar: R$ 3,68 Euro: R$ 4,34
21º 24º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 16/05/2018 10h17.

Paciente com leishmaniose espera há sete dias por transferência em policlínica

A central de regulação do estado está sendo contatada diariamente, mas até o momento a família do homem não obteve resposta.
Paciente com leishmaniose espera há sete dias por transferência em policlínica
Foto: Paulo José / Acorda Cidade (Arquivo)

Laiane Cruz

Um morador do conjunto Fraternidade, em Feira de Santana, está internado desde a última quinta-feira (10), na policlínica do Bairro Tomba, diagnosticado com leishmaniose visceral. O paciente não teve o nome divulgado, mas, de acordo com o diretor da unidade, José Pires Leal, a central de regulação do estado está sendo contatada diariamente, mas até o momento a família do homem não obteve resposta.

“O paciente deu entrada aqui com a suspeita de dengue, mas ficou em observação, e a doença não foi constatada. Em exames posteriores confirmaram que esse paciente está com leishmaniose visceral. Uma doença grave que precisa de avaliação com infectologista urgente, está com as plaquetas muito baixas, provavelmente precisa de uma transfusão sanguínea, e está na regulação. Estamos todos os dias atualizando a regulação e enviando por e-mail para a central estadual de regulação”, informou José Pires Leal.

Ele afirmou ainda que a central de regulação pode realizar a transferência tanto para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) quanto para outro hospital da Bahia que tenha vagas..

“Esse paciente está com o abdômen inchado, os exames alterados. Está no isolamento, porque requer cuidados e não pode ter contato com a população itinerante. Além disso, corre o risco de sangramento”, informou.

No dia 10 de abril, um morador do bairro do bairro Campo Limpo morreu vítima da doença. O paciente possuía a doença há seis meses e demorou a procurar atendimento, o que pode ter agravado o caso. Ele foi levado por familiares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira, com estágio avançado, mas teve o pedido de regulação estadual negado e morreu no dia seguinte à solicitação.

Sintomas

Os sintomas da leishmaniose podem ser febre persistente por mais de sete dias, sangramento e distensão abdominal. De acordo com a enfermeira referência da doença, Taís Peixoto, as pessoas que apresentarem os sinais da leishmaniose devem procurar atendimento médico imediatamente.

A transmissão da doença ocorre através do flebótomo (também conhecido como mosquito palha). Para afastar o mosquito transmissor da sua residência, mantenha seu quintal limpo: remova materiais orgânicos como folhas, restos de comida, frutos e fezes de animais. Também mantenha a vacina dos seus cães em dia.

Após a publicação da matéria, paciente foi transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Seus dentes são o reflexo do que você come!
Saúde

Seus dentes são o reflexo do que você come!

Existem alimentos que contribuem para o fortalecimento dos dentes e a saúde bucal.

Saiba mais sobre hipertireoidismo, hipotireoidismo e câncer de tireoide
Dia Internacional da Tireoide

Saiba mais sobre hipertireoidismo, hipotireoidismo e câncer de tireoide

Endocrinologista do Hospital Santa Paula fala sobre os principais sintomas e tratamentos

Saúde

Casos de câncer devem aumentar 58% até 2035, diz Fundo de Pesquisa

De acordo com o documento, este número deverá alcançar os 24 milhões de casos até 2035, o que representa ...

Vídeo

Motoristas de Uber fazem protesto em apoio aos caminhoneiros Veja mais Vídeos ›

Podcast

Prefeitura divulga atrações dos festejos juninos nos distritos de Feira
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram