Variedades

Dicas para economizar o gás do restaurante

Planejar com antecedência todas as etapas do preparo do cardápio ajuda a economizar ingredientes, gás e tempo.

14/05/2018 às 12h54, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O gás para restaurante é uma das despesas mais expressivas em um restaurante ou outro estabelecimento do ramo alimentício. Para garantir mais economia sem perder a qualidade da produção, vale seguir algumas dicas. Confira!

Aposte em cardápios inteligentes: planejar com antecedência todas as etapas do preparo do cardápio ajuda a economizar ingredientes, gás e tempo. Além disso um cardápio bem elaborado evita a produção de uma grande quantidade de pratos sem que haja necessidade, o que reduz os gastos. Em restaurantes a la carte, vale pensar em poucas opções mas com grande aceitação, e com facilidade de preparo.

Abastecimento ininterrupto: muitos estabelecimentos têm optado pelo uso do gás GLP a granel – o mesmo gás de cozinha, só que armazenado em tanques e cilindros em vez do clássico botijão de gás. Isso porque o GLP utiliza um sistema independente de abastecimento, e não é interligado às tubulações externas de rua, o que elimina o risco de interrupções no abastecimento em caso de obras ou incidentes, por exemplo. Neste caso, o preparo de alimentos não está sujeito a ser pausado pela metade, o que incorreria de desperdício de gás e de insumos.

Conta de gás: tanto no caso do GLP quanto do gás natural, estar sempre atento à conta de gás permite prever o gasto médio mensal com o combustível e a organizar as contas a partir destes dados. 

Criatividade é essencial: as sobras dos alimentos que podem ser reutilizadas, como talos, alguns cortes de carnes, folhas, frutas, bem como alimentos que estão próximos ao vencimento, podem ser transformados em deliciosos pratos. Otimize o cozimento e o gasto de gás planejando esse reaproveitamento. 

Atenção ao tamanho das panelas: panelas muito grandes em queimadores muito pequenos demorarão muito mais tempo para atingir a temperatura necessária, gastando consequentemente mais gás. Panelas pequenas em queimadores grandes podem aquecer mais rápido, mas também causam desperdício pois a chama que “sobra” não seria necessária para o aquecimento, desperdiçando gás.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade