Ciência e Tecnologia

Apple lança novo iPhone 8 vermelho; modelos novos devem ser anunciados no meio do ano

Empresa estadunidense espera lançar trio de unidades no mercado: um com uma tela de 6,5 polegadas e outro mais barato.

04/05/2018 às 09h09, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Apple está introduzindo novos modelos vermelhos às versões mais recentes do iPhone nestes meses. Como aconteceu com o iPhone 7, anunciado na mesma época do ano passado, a empresa está trabalhando com a Product (RED), uma organização que promove campanhas pela luta contra o HIV na África. Uma quantidade específica das vendas de cada unidade vai ser entregue à instituição. Ao contrário dos modelos brancos do ano passado, o iPhone 8 vermelho terá uma tela de frente preta.

O iPhone vermelho se junta aos modelos prata, cinza e ouro que já existem no catálogo do smartphone mais vendido do mundo. No ano passado, a Apple parou de produzir as variantes vermelhas do iPhone 7 e do iPhone 7 Plus. Por isso, os sites especializados em tecnologia especulam que a venda desse modelo atual também vai durar até a metade do ano.


E o iPhone 9?

De acordo com a revista estadunidense Fortune, a empresa de Los Angeles está preparando o lançamento de um trio de novos smartphones para 2018: o iPhone de sempre, um modelo atualizado com o mesmo tamanho que o atual iPhone X e um mais barato com todos os recursos principais do celular.

Com a nova linha, a Apple quer apelar para crescente número de consumidores que anseiam pelos vários atributos oferecidos pelo celular, enquanto também busca se aproximar daqueles que procuram versões mais baratas do iPhone X. 

A empresa, que já está tocando testes de produção com os seus fornecedores, espera anunciar os novos smartphones em breve. Os planos, no entanto, podem mudar, segundo afirma a publicação.

Apesar de meses de campanhas publicitárias intensas, o iPhone X não vendeu como esperado desde que foi lançado, no ano passado. A Apple vendeu 77,3 milhões de iPhones no último trimestre de 2017, abaixo da projeção dos analistas de 80,2 milhões de unidades comercializadas. Alguns consumidores se assustaram com o preço de US$ 1 mil (R$ 3,3 mil) da unidade, apesar da aprovação do público em relação ao design. 

Com a nova linha, a Apple está procurando reacender as vendas ao oferecer um modelo para todos.

"Isso será um grande acordo", disse Gene Munster, co-fundador da consultoria Loup Ventures, à revista. "Quando você tem uma atualização mensurável no tamanho da tela, as pessoas vão atualizar seus modelos em massa. Nós vimos que foi isso que aconteceu com o iPhone 6 e nós acreditamos que vai acontecer de novo com o 9", completou.

Com uma tela de 6,5 polegadas, o novo lançamento da Apple deve ser um dos maiores smartphones no mercado. Embora o corpo do celular ser do mesmo tamanho que o atual iPhone 8, a tela vai ficar maior graças ao design edge-to-edge feito no modelo X. A tela maior é um apelo também aos usuários que precisam do iPhone para negócios – que precisam ler emails e administrar agendas no celular como se ele fosse um tablet.


Problemas com a câmera

A Apple foi pressionada recentemente a modificar a maneira como os aplicativos do iPhone concedem acesso às suas câmeras depois que uma pesquisa mostrou como alguns apps podem secretamente tirar fotos e gravar vídeos sem que o usuário saiba.

Felix Krause, desenvolvedor austríaco que trabalha para o Google, criou um app que pode tirar fotos a cada segundo e colocá-las na rede sem que o usuário seja notificado. Ele afirmou ao tablóide britânico Telegraph que se aproveitou de uma lacuna de privacidade que serve para o abuso de aplicativos do iOS. 

Quando um aplicativo quer acessar a câmera, por exemplo, para escanear um cartão de crédito ou tirar uma foto de perfil durante um processo de registro, o usuário do iPhone deve dar uma permissão, do mesmo jeito que os apps devem perguntar para acessar o álbum de fotografias, a localização, os contatos e o envio de notificações. Uma vez permitido, isso só pode ser modificado via configurações do celular.

O sistema é similar às permissões requisitadas pelo sistema Android. O Google recentemente apagou vários apps que, de forma sorrateira, gravaram usuários mascarados como aplicativos oficiais. Para Krause, uma vez que um aplicativo tem acesso concedido, ele pode tirar fotos e gravar vídeos em qualquer lugar que for aberto. 

Diferente dos computadores Mac, que tem uma pequena luz verde próxima à câmera quando ela está sendo usada, não há indicações no iPhone 5, por exemplo, um dos mais populares no Brasil, que um aplicativo está gravando vídeos ou tirando fotos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade