Artigo

Por que a mobilidade urbana brasileira está em crise?

A mobilidade é um direito constitucional, e a maior parte das cidades do Brasil atualmente vem passando por crise.

25/04/2018 às 07h05, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mobilidade urbana é um assunto que interessa a todos, mesmo àqueles que não sabem ao certo do que se trata. Ela pode ser definida como a questão referente a movimentação e locomoção das pessoas de uma determinada cidade.

São muitos os fatores envolvidos na mobilidade urbana, desde qualidade das vias até número de veículos, opções de transporte e qualidade do transporte público. Para que você entenda melhor o assunto e possa acompanhar as mudanças e novas tecnologias que influenciam nesse aspecto, preparamos esse artigo.

A mobilidade é um direito constitucional, e a maior parte das cidades do Brasil atualmente vem passando por crise. Essa se deve ao fato do grande aumento populacional, além, claro, da falta de investimento do setor. Com esses fatores é preciso considerar também o crescimento econômico que promoveu na atualidade, um grande aumento de veículos transitando.

A mobilidade urbana por sua vez é a capacidade da cidade de dispor de diversas ferramentas e instrumentos, a fim de integrar meios de transporte diferentes promovendo uma melhor acessibilidade às pessoas e ao transporte de carga.

Desafios para a melhoria da mobilidade urbana

Os principais desafios necessários para conquistar melhorias na mobilidade urbana, apesar de variarem de uma localidade para outra, podem ser definidos de uma maneira comum como:

• Melhores transportes públicos;

• Substituição completa de combustíveis fósseis por energia limpa;

• Ampliação e construção de ciclovias e ciclofaixas;

• Redução dos impostos para carros elétricos;
• Expansão e integração inteligente dos meios de transporte público.

Como as novas tecnologias influenciam na mobilidade urbana?

No começo desse ano, os aplicativos de mobilidade – como o 99, o Uber e o Cabify – foram regulamentados e agora os veículos que trabalham com essas empresas podem continuar trafegando normalmente.

Relativamente novos no país, esses apps promoveram um impacto muito positivo na mobilidade urbana de grandes centros. Com eles, e seus preços mais acessíveis, as pessoas podem circular com mais tranquilidade, conforto e rapidez na cidade.

Além disso, desde que eles se tornaram populares, os números de acidentes, como os provocados por uso excessivo de álcool, vem reduzindo sensivelmente. Além disso, o maior uso dessas plataformas promove um menor tráfego de veículos nas ruas, fazendo com que as pessoas passem menos tempo no trânsito.

São muitos os ganhos promovidos pelas tecnologias relacionadas à mobilidade urbana. A Uber, por exemplo, além de trazer mais conforto e rapidez aos usuários, também oferece uma oportunidade a pessoas que possuem carros e desejam ganhar um dinheiro extra. Qualquer pessoa que tenha um carro em boas condições e aceite a contratação do seguro APP (cobertura que atende acidentes pessoais de passageiros), que é obrigatório, pode se tornar um motorista da Uber. Mas, é interessante contratar não apenas esse como um seguro auto Uber completo, já que os motoristas vinculados à empresa estão muito mais suscetíveis a acidentes e roubos ou furto.

É fato que ainda há muito a se melhorar na mobilidade urbana, mas com certeza já vemos progressos diante das novas tecnologias.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade