Micareta

Estatísticas revelam Micareta de Feira como a mais tranquila dos últimos cinco anos

Delegado-geral parabeniza servidores por contribuir para os resultados positivos da festa.

24/04/2018 às 08h20, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Considerada pela direção da Coordenação de Documentação e Estatística Policial (Cdep) como uma das Micaretas mais tranquilas dos últimos cinco anos, o carnaval fora de época de Feira de Santana, em 2018, registrou baixos índices de atos delituosos e nenhuma ocorrência grave. Não houve nenhum Crime Violento Letal Intencional (CVLI) e também houve redução nos crimes contra o patrimônio, registrando no acumulado dos quatro dias de festa, a diminuição em 21 por centodos casos.

Não houve lesões graves e apesar do registro de três lesões leves a mais que em 2017, houve redução em todos os outros delitos, a exemplo das vias de fato, que diminuíram em até 86,8 por cento nos quatro dias, além de apreensão de armas de fogo, com zero e apenas quatro armas brancas apreendidas.

Devido ao trabalho preventivo da Polícia Civil, 176 pessoas foram conduzidas, registrando redução de 60,7 %. As conduções por uso ou tráfico de entorpecentes também diminuíram em 35,8 %, sendo a grande maioria por uso de drogas. Tal diminuição é resultado também das ações preventivas, que ocorreram antes e durante a Micareta.

Dos últimos quatro anos, esta foi a micareta mais tranquila. Entre 2014 e 2017, foram registradas 17 tentativas de homicídio e um homicídio, em 2018 esse número caiu para zero. As lesões corporais tiveram um aumento de apenas três leves este ano. As vias de fato caíram significativamente. O ano de 2014 foram 47, em 2015 com 123, 2016 reduziu com 21, em 2017 voltou a subir com 38 e neste despencou com apenas cinco.

O número de pessoas conduzidas caiu significativamente nos últimos cinco anos. Entre 2014 e 2018, 2016 foi o ano com maior número, foram feitas 541 conduções contra 176 deste ano. Conduções por uso ou tráfico de drogas também reduziram este ano. Foram 154 em 2018, contra 218, 262, 303 e 240 dos anos anteriores.

O delegado-geral Bernardino Brito Filho agradeceu aos servidores pela dedicação para manter a festa tranquila e gerar os resultados positivos. “Apesar de não estar surpreso, pois sei que nossa equipe é composta de servidores compromissados e dedicados, eu agradeço o empenho de todos delegados, investigadores, escrivãs e agentes administrativos pelo esforço, para que alcançássemos o ranking de uma das mais tranquilas Micaretas da história de Feira de Santana. Quem sai ganhando é o folião e toda sociedade e esse é o nosso objetivo. Estou certo de que continuaremos caminhando com essa mesma energia, alcançando resultados vitoriosos”, comenta.

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Flávio Góis avaliou os resultados positivos da Micareta como uma referência também do trabalho da Polícia Civil no interior do estado. “Além do grande trabalho de todos durante a festa, podemos perceber nestes dias, o reflexo das ações que realizamos no quotidiano em todo interior da Bahia. O crime vem sendo reprimido em várias partes do estado e a tendência é que tenhamos dias melhores na segurança pública nesta região baiana”, pontua Góis.

A Micareta de Feira de Santana 2018 contou com quatro Postos Policiais Integrados (PPI), mais de 400 policiais e servidores administrativos, o ônibus Delegacia Móvel e uma base operacional com uma Central de Flagrantes, Delegacia Para o Adolescente Infrator (DAI), Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e Delegacia Especial de Área (DEA).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade