Culinária

Cinco receitas para fazer em dias de chuva

Saia da rotina. Aprenda cinco receitas para fazer nos dias chuvosos

22/04/2018 às 09h42, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

Quando chega essa época de chuva, bate aquela vontade de fazer receitas diferentes, não é? Confira cinco receitas para você fazer nos dias chuvosos:

Fondue de Queijo

Ingredientes

1 dente de alho, 1/2 xícara de vinho branco seco, 1 colher (chá) de limão (só a casca) ralada, 3 xícaras de queijo gruyère, 2 xícaras de queijo emmental (ou suíço) ralado, 1 1/2 colher (sopa) de amido de milho, 1 1/2 colher (sopa) de kirsch (ou quirche) (destilado de cereja)e 2 baguetes cortadas em cubos de 2 cms.

Modo de preparo

Esfregue o alho no fundo e nos lados da panela para fondue e descarte-o. Coloque o vinho, a casca de limão e os queijos na panela e cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até os queijos começarem a se derreter. Reduza o fogo para baixo e cozinhe, mexendo, por 15 minutos ou até os queijos se derreterem completamente. Acrescente a maisena e o kirsch e cozinhe, sem parar de mexer, até obter uma mistura homogênea e levemente espessa (aproximadamente 7 minutos). Acenda o réchaud e coloque a panela para fondue sobre ele. Parar servir, espete um cubo de pão no com o garfo próprio e mergulhe-o na mistura de queijo, envolvendo-o bem.

Polenta com Linguiça
Ingredientes

2 colheres (sopa) de óleo, 1/2 kg de linguiça calabresa curada, 1 kg de tomate e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo

Aqueça o óleo e frite a linguiça. Junte os tomates descascados e cortados em pedaços. Tampe a panela e cozinhe, acrescentando um pouco de água, se for necessário, até obter um molho grosso.

Suflê de Batata e Parmesão
Ingredientes

1/2 xícara (chá) de creme de leite, 1 colher (sopa) de suco de limão, 400 gramas de batata médias, cozidas e amassadas quentes, 3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 1 1/2 colher (chá) de sal, 3 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada a gosto, 3 ovos (claras e gemas separadas) e 1 colher (chá) de fermento químico

Modo de preparo

Misture o creme de leite ao limão. Aqueça o forno em temperatura média (170 ºC a 190 ºC).

Misture a batata com o queijo, o creme de leite, o sal e a cebolinha. Junte as gemas e mexa.

Bata as claras em neve. Acrescente o fermento e as claras à massa. Transfira para um refratário para suflê com capacidade de 1,5 litro untado com manteiga e asse até crescer e dourar.

Sopa de Grão de Bico Picante
Ingredientes

3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 cebola picada, 5 dentes de alho picados, 2 tomate sem pele e sem sementes picados, 1 cenoura picada, 1/4 colher (chá) de pimenta-calabresa, 1 colher (sopa) de cominho (alcarávia ou kümmel), 1/2 colher (chá) de curry (ou caril), 800 gramas de grão de bico em conserva, 1 litro de caldo de legumes, 3 colheres (sopa) de manjericão picado, 3 colheres (sopa) de suco de limão, 3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e sal a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Acrescente o tomate e a cenoura.

Tempere com a pimenta, o cominho, o curry e sal. Adicione o grão-de-bico e, aos poucos, o caldo de legumes. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo brando (160 ºC). Deixe esfriar um pouco e passe metade da sopa no liquidificador. Volte à panela, tempere com o manjericão, o suco de limão e deixe levantar fervura. Sirva a sopa em seguida, com o queijo parmesão.

Mousse de Chocolate
Ingredientes
500 gramas de chocolate meio amargo picado, 2 1/2 xícara (chá) de creme de leite e 4 claras de ovos em neve.

Modo de preparo

Coloque o chocolate em uma tigela e reserve. Em uma panelinha, aqueça o creme de leite, espere ferver e despeje sobre o chocolate. Misture com um batedor de arame até obter um creme liso e reserve. Coloque as clara na tigela da batedeira e bata até obter picos firmes. Com uma espátula, incorpore delicadamente as claras ao creme de chocolate. Transfira para a louça que irá à mesa, cubra com filme plástico e leve à geladeira para firmar e gelar por, pelo menos, 2 horas e, no máximo, até 48 horas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade