Variedades

Como a sua roupa de cama influencia na sua saúde

Fronhas e lençóis podem estar repletos de ácaros, que desencadeiam alergias respiratórias, atrapalhando a sua qualidade de vida e o seu sono

20/04/2018 às 17h14, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Como estão as suas noites de sono? Se você não anda dormindo muito bem, a causa pode estar bem na sua cama: os seus lençóis! Eles podem estar prejudicando a sua saúde sem que você sequer desconfie.
Ao negligenciar a sua roupa de cama, você está abrindo porta para alguns hóspedes indesejados: os ácaros. Esses seres minúsculos se alimentam de restos de pele, unhas e cabelos, portanto, os seus lençóis são um prato cheio para eles.

Devido a algumas proteínas liberadas pelos ácaros, eles podem causar ou desencadear alergias respiratórias nos seres humanos, como a rinite e a asma.

Essas doenças causam sintomas como coriza, tosse, dificuldade para respirar, falta de ar e chiado no peito e impactam negativamente na sua vida. A situação piora na hora de dormir, pois você está deitado sobre lençóis repletos de ácaros que agravam os sintomas.

Além disso, você sabia que pessoas que não arrumam a cama são mais ansiosas? A desorganização pode causar ansiedade, que provoca sintomas físicos (falta de ar, dor no peito, palpitações) e psicológicos (nervosismo, medo, preocupação), impedindo uma boa noite de sono.

Cuidados com a sua roupa de cama

Para que fronhas e lençóis cumpram a função de ajudar você a dormir melhor e ter um bom dia, é preciso adotar alguns cuidados. Confira se você já pratica todos eles:

Trocar a roupa de cama

A periodicidade ideal para a troca da roupa de cama é uma vez por semana. No entanto, existem exceções.
Se você sofre com as alergias respiratórias, a troca deve ser feita de duas a três vezes por semana. Isso evita o surgimento e ajuda no controle das crises alérgicas.

Se a roupa de cama estiver molhada ao acordar devido ao suor do corpo, faça a troca imediatamente. A umidade aumenta a proliferação de ácaros e propicia o surgimento de mofo.

Lavar a roupa de cama

A cada troca, a roupa de cama deve ser lavada, preferencialmente na máquina de lavar.

Ao menos uma vez por mês, deixe as fronhas e os lençóis de molho em uma mistura de água quente, suco de limão e vinagre branco antes de lavar. A mistura ajuda a eliminar os micro-organismos nocivos para a saúde.

Para secar, estenda a roupa de cama sob o sol, em um local arejado e livre da umidade.

Armazenar a roupa de cama corretamente

Após a secagem completa, você deve guardar a roupa de cama limpa.

Coloque-a em sacos de tecido e armazene no armário, em um espaço onde só haja as roupas de cama.

Lembre-se que o armário não pode conter umidade nem mofo. Para evitar, espalhe giz de lousa ou produtos antimofo na parte interna. Se for preciso, faça a remoção do problema antes de guardar as peças limpas.

Arrumar a cama

Ao cobrir a sua roupa de cama com uma colcha ou um edredom, você evita que ácaros e poeiras atinjam fronhas e lençóis.

Uma cama arrumada também impacta positivamente no seu humor, na sua produtividade durante o dia, na sua percepção de mundo e no seu sono, além de ser um antídoto contra a ansiedade.

Use protetores de colchão

Adquira uma capa protetora para o seu colchão. Composta de um material impermeável, a capa fica embaixo do lençol e evita a passagem de poeira, líquidos e ácaros enquanto você dorme.

Evite águas perfumadas

Embora deixem um odor delicioso nos lençóis e ajudem a relaxar após um longo dia, você deve evitar borrifar águas perfumadas diretamente sobre a roupa de cama.

Se a prática for feita com muita frequência, o ambiente ficará úmido e, portanto, favorável para os ácaros e também para os fungos.

Não coma sobre a cama

Se você tem o hábito de fazer suas refeições ou comer alguns lanches na cama, é melhor parar.
Os restos de comida que caem sobre os lençóis incomodam, prejudicando o seu sono, e também atraem pragas como baratas e ratos.

Já os líquidos, como água, chá e cafés, se derrubados nos lençóis, deixam o ambiente úmido, ideal para ácaros e mofo. Se isso acontecer, faça a troca imediatamente e use um papel absorvente para secar o colchão.

Não deixar os pets subirem na cama

Muitos tutores de animais de estimação adoram dormir junto com eles ou então permitem que eles passem o dia na cama. Esse hábito pode contribuir para as alergias respiratórias.

Os pelos dos animais domésticos também estão repletos de ácaros, e podem conter, ainda, pulgas e carrapatos que causam outras doenças nos seres humanos.

Purifique o ambiente

Ao sacudir os lençóis ou o travesseiro durante a arrumação da cama, você está liberando no ambiente uma série de micro-organismos e poeira que podem prejudicar a sua saúde.

Use um purificador de ar para fazer a remoção de todas as impurezas, evitando, assim, que elas retornem para a sua roupa de cama e também que fiquem em suspensão no ar.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

VLT

Bahia

TJ suspende liminar e licitação do VLT do Subúrbio de Salvador volta a correr normalmente

A paralisação da licitação impede a implementação de um modal viário importante para o desenvolvimento econômico e social da região....

28/03/2024 às 06h34

Salvador 475 anos

Bahia

Salvador 475 anos: a ligação ancestral entre a Barroquinha e o Engenho Velho da Federação

Localizada em uma depressão no centro de três colinas e formada em sua maior parte por terras devolutas, a Barroquinha...

28/03/2024 às 06h20

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

image

Rádio acorda cidade