Eventos Acadêmicos

Mês do Autismo é comemorado com mesa redonda na FTC

O assunto foi abordado sob vários olhares, desde os cuidados alimentares ao acompanhamento psicológico do portador do transtorno.

18/04/2018 às 11h30, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

“Autismo: conhecer para respeitar”. O tema, aparentemente simples, gerou debates intensos durante a mesa redonda promovida pelos estudantes do 6º semestre de Enfermagem da FTC Feira de Santana, com apoio da coordenação do curso, como parte das ações relacionadas ao mês dedicado ao Autismo. O assunto foi abordado sob vários olhares, desde os cuidados alimentares ao acompanhamento psicológico do portador do transtorno.

O evento reuniu no Auditório Professora Terezinha Mamona, na noite de sexta-feira (13), estudantes, professores e profissionais das áreas de Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Fonoaudiologia. As políticas públicas de saúde em Feira de Santana para portadores do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi uma das principais questões, abordadas pela enfermeira Leilane Lacerda, egressa da segunda turma de Enfermagem da Faculdade.

A importância da Fonoaudiologia para o autista foi destacada por Poliany Sarinho, enquanto a nutricionista Rita de Cássia Paz falou sobre a necessidade de um acompanhamento efetivo para garantir a alimentação saudável da criança autista. O olhar da Psicologia foi mostrado aos participantes pela psicóloga Larissa Mariana Rocha, que falou sobre o tema “Diagnóstico, autismo e reparação: do luto à ressignificação de um filho”.

As professoras Monaliza Oliveira e Ayana Teixeira, titulares da disciplina Saúde da Criança, orientaram os alunos na organização do evento. “O resultado superou as expectativas”, avaliou Monaliza, que destacou o alto nível das palestrantes. Para a coordenadora do curso, Hayana Leal Barbosa, eventos desse tipo amplia o aprendizado além da sala de aula e possibilita ao aluno estar informado com questões importantes da área de saúde.

Se participar do evento foi bom, organizar foi bem melhor. Pelo menos é o que garantem as estudantes Jade Sales e Michelly Pamponet. “O entusiasmo e a expectativa são bem maiores”, diz Jade, uma das organizadoras da Mesa Redonda. Michelly garante que mesmo envolvida com os bastidores dá para assimilar informações interessantes. “Participar é sempre muito bom, de qualquer forma”, enfatizou.

Relato de experiência

A mesa redonda foi o segundo evento sobre Autismo realizado pela FTC Feira de Santana esse ano, marcando o mês de abril, que é dedicado aos portadores do transtorno. Na semana passada, colaboradores e professores da Instituição assistiram uma palestra da professora Helle Nice Terrível, coordenadora do curso de Educação Física, que contou com a participação de uma mãe, que relatou sua experiência com o autismo.

“É um processo de aprendizagem constante; me fortaleço todos os dias”, afirmou Maria Aparecida Bascariol, em um relato emocionante sobre a experiência com o filho de oito anos, diagnosticado autista aos três. Não é fácil buscar a inclusão, mas ela garantiu que vale a pena. Sobre os autistas de modo geral, ela disse que eles não mudam com o ambiente ou situação social. “Eles são autênticos, não mentem”, definiu Aparecida.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade