Feira de Santana

Juntos há 55 anos, casal revela o segredo da longevidade com saúde

A entrevista com o casal foi feita nos intervalos enquanto saiam da ginástica, participavam de atividades na oficina da memória, agitavam na aula de dança e também socializavam com outros idosos.

14/04/2018 às 09h22, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Sempre de sorriso largo no rosto e com toda energia, o casal de aposentados ensina os segredos para trilhar o caminho da longevidade, com saúde, é claro. E a receita é bem simples, apesar de ignorada por muitos: manter-se sempre na atividade, adepto à prática frequente de exercícios para o corpo e também para a mente, num perfeito equilíbrio, enquanto se torna mais seleto na ingestão de alimentos saudáveis.

E para reforçar ainda mais toda esta “receita” de uma vida longa, o complemento vem de uma boa ou boas companhias. Nada de ficar isolado, triste pelos cantos, conforme ensina o juiz aposentado Amadeu Mascarenhas, 82 anos, 55 dos quais ao lado do grande amor de sua vida, Marília Mendes Mascarenhas, 75 anos.

A rotina do casal é bastante intensa. Aposentados, ambos passam praticamente a maior parte do tempo, de segunda a sexta-feira, integrados às inúmeras atividades oferecidas pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Viver em casa ocioso é um veneno, alerta Amadeu

No Centro de Convivência, além de fazerem novas amizades, com pessoas da mesma faixa etária, com as quais compartilham de um mesmo universo da geração contemporânea, também participam de atividades físicas e de aulas de dança. “Aqui também procuro manter a mente sempre ativa, participando da oficina de memória. E tudo isso me proporciona um convívio saudável com colegas”, afirma Amadeu Mascarenhas, ao alertar que “viver em casa ocioso é um veneno para o corpo e para a mente. Parar nem pensar porque dá espaço à depressão”.

Alimentação é outro aspecto fundamental

Ao lado da inseparável companheira, com a qual está casado há 44 anos, após outros 10 anos de namoro, reforçam a receita para a longevidade com a seleção de alimentos saudáveis. “O segredo é comer pouco, evitar frituras e gorduras, além de enlatados e outros alimentos que não fazem bem à saúde”, complementa Marília Mendes Mascarenhas.

A entrevista com o casal foi feita nos intervalos enquanto saiam da ginástica, participavam de atividades na oficina da memória, agitavam na aula de dança e também socializavam com outros idosos.

A coordenadora do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, Tilda Brasileiro, revela que o equipamento possui 487 idosos matriculados, dos quais 364 participam ativamente dos serviços ofertados durante a semana.

Fonte: Secom Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade