Feira de Santana

HGCA recepciona encontro sobre captação de córnea para transplantes

Foram debatidos temas como a importância do Banco de Olhos e os critérios de exclusão e elegibilidade de doadores.

13/04/2018 às 10h57, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Banco de Olhos da Bahia e a Central Estadual de Transplantes, através da Organização de Procura de Córnea (OPC), promoveram durante toda a manhã desta quinta-feira (12) o Encontro de Unidades Notificantes de Possíveis Doadores de Córnea. O evento foi realizado no auditório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e contou com a presença da coordenadora estadual de transplantes da Bahia, Drª Rita de Cássia Martins Pinto Pedrosa e representantes da Organização a Procura de Órgãos (OPO) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOT/HGCA).

Foram debatidos temas como a importância do Banco de Olhos e os critérios de exclusão e elegibilidade de doadores. Segundo a Coordenadora Estadual de Transplantes, Rita de Cássia Martins Pinto Pedrosa, houve um grande avanço na redução de pessoas na fila estadual para transplante de córnea. “Em abril de 2017 lançamos a campanha #FilaZero e através dela reduzimos bastante a espera para transplantes de córnea na Bahia. Ano passado tínhamos aproximadamente 1.300 pessoas aguardando córnea e atualmente 747 pacientes se encontram na fila de transplantes”, disse Drª Rita.

O transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea doente de forma total ou parcial de um paciente por uma córnea doadora. A retirada de tecido ocular humano pode ser feita até 6h depois da parada cardíaca. Em Feira de Santana, duas clínicas particulares fazem transplantes de córnea através de convênios, particular e Sistema Único de Saúde (SUS), que são a HCOE e a CLION. Os médicos especialistas em transplantes de córnea na cidade conveniados ao Banco de Olhos da Bahia são: Dr. Moacyr Borges de Freitas Junior e Dr. Rodrigo Oliveira. Para entrar na fila de espera para transplante de córnea o paciente precisa procurar um destes profissionais e dar entrada ao processo de espera.

O encontro contou com a presença de Marli Souza Nascimento, enfermeira do Banco de Olhos e coordenadora da Campanha Rumo à Fila Zero; América Carolina Sodré, Coordenadora da Central Estadual de Doação de Órgãos; Rita de Cássia Martins Pinto Pedrosa, Coordenadora Estadual de Transplantes; Mirela Andrade, Enfermeira e coordenadora da OPC/Salvador; Ana Carolina Almeira, coordenadora da OPC/Feira de Santana; Ana Andreia Pinho, enfermeira de referência da OPO/Feira; Dr. Rodrigo Serapião, médico cirurgião, além de enfermeiros e representante de todas as unidades notificantes de possíveis doadores de córnea de Feira de Santana.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade