Agenda Cultural

Espetáculo de ‘stand up dance comedy’, 'Tombé' se apresenta em Feira de Santana

Circulação na Bahia celebra 15 anos da peça.

13/04/2018 às 10h26, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Feira de Santana é a cidade que abre a nova temporada de circulação na Bahia do espetáculo de dança “Tombé”, dirigido por Jorge Alencar. A apresentação será nesta sexta-feira 13 de abril, às 19h, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A peça, com mais de 15 anos de atividade, se assume como um ‘stand up dance comedy’, estabelecendo diálogos efetivos entre o ambiente da arte e o público – especialmente pessoas que nunca tiveram contato com as artes contemporâneas –, o que gera uma experiência introdutória ao universo artístico com humor e senso crítico.

Esta circulação comemorativa na Bahia foi contemplada pelo Edital Setorial de Dança 2016, tendo apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Além de Feira de Santana, o roteiro inclui Santo Amaro, Itacaré, Vitória da Conquista, Jacobina e Salvador. Na programação em cada cidade, haverá também uma apresentação “delivery”, encenada em ambientes alternativos ao teatro, levando a peça para o encontro de públicos em formação artística. Para completar, a “Oficina de Honestidade Artística” será ministrada para artistas dos diversos campos que desejem penetrar nas suas próprias fantasias e motivações criativas.

Tombé 15 anos – “Tombé” é uma obra interessada em refletir sobre a experiência artística, abarcando dimensões mais amplas das relações humanas: hierarquias, produções de discurso, disputas de poder, tensões sociais. Numa companhia de dança ficcional, a cena se constrói entre movimentos e textos de diversas naturezas, reunindo vocabulários corporais e citações de autores variados. Os personagens – o diretor/coreógrafo, o dançarino, a bailarina, o ator e o técnico – são figuras arquetípicas que compõem as relações na peça, produzindo ‘coreografias sociais’ por meio de embates e contradições.

O espetáculo se renova constantemente para dar conta dos modos vigentes de criar e produzir linguagem no campo das artes, na internet, na universidade, na TV. Sua estreia, em 2002, marcou o início de uma pesquisa continuada do diretor Jorge Alencar sobre a relação entre dança e comicidade – em nível artístico e acadêmico –, um investimento atípico, considerando-se que a imensa maioria dos estudos sobre humor está ligada ao teatro e à filosofia e quase nunca à dança.

Ao longo dos anos, “Tombé” realizou circulação em contextos como o Projeto Festival Panorama de Dança (RJ), Quarta que Dança (BA), Festival Internacional de Dança de Recife (PE), Projeto Humor na Dança do Sesc Belenzinho (SP), culminando com a sua participação no projeto Palco Giratório do Sesc, em 2013, pelo qual viajou por mais de 30 cidades. O espetáculo já foi também apresentado no importante teatro alemão Hebbel am Ufer, na cidade de Berlim. Em 2015, foi selecionado pelo edital de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural. Em 2016, realizou turnê em quatro capitais do Norte do Brasil, contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de ter recebido subvenção da Fundação Gregório de Mattos (Salvador/Bahia) para desenvolvimento de uma série de TV, intitulada “Tombo”, baseada na peça.

“Tombé” é uma produção que, como poucos casos no Brasil, tem se mantido viva por mais de uma década e meia, pensando o próprio campo das artes.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade