Educação

Aplicativo para o ensino de ciências é desenvolvido pelo Ifba

Fruto de atividade avaliativa da disciplina envolvendo a apresentação de ideias inovadoras pelos alunos, ocorrida no ano passado, a proposta foi aperfeiçoada pelo docente e aprovada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA, resultando na construção de um software educativo.

07/04/2018 às 07h01, Por Maylla Nunes

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Focado na utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como auxiliar nas aulas de ciências, o projeto de extensão coordenado pelo professor de física do Instituto Federal da Bahia – Campus Jacobina Beliato Campos tem superado expectativas.

Fruto de atividade avaliativa da disciplina envolvendo a apresentação de ideias inovadoras pelos alunos, ocorrida no ano passado, a proposta foi aperfeiçoada pelo docente e aprovada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA, resultando na construção de um software educativo.

Desenvolvida em parceria com os estudantes bolsistas do curso técnico integrado de informática Marcos Paulo Rios, Kelvin Alves e Victor Moura, além dos voluntários Felipe Rocha e Moises Moreira, a iniciativa ainda conta com colaboração de outros docentes do campus, incluindo profissionais das áreas de matemática, física, computação e engenharia, ao lado de pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Testando!

Utilizando o software livre Netbean, bem como a linguagem de programação Java, o aplicativo reúne temáticas diversas no âmbito das ciências da natureza para as séries iniciais (fundamental), visando à formação crítico-reflexiva, autônoma, sócio-cultural e cidadã.

Assuntos como pressão atmosférica, energia, movimento, cores, gravitação universal, recursos hídricos, transporte e impactos ambientais são destaques, além de um Quizz com aspectos conceituais e curiosidades.

O app já foi testado por 25 alunos do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Sesc de Jacobina no fim de março. Questões de acessibilidade e compreensão dos conteúdos foram avaliadas por professores e estudantes.

“Nosso próximo passo será alimentar o aplicativo com mais textos, animações e exercícios, além de jogos. Tudo para que os alunos interajam com a ferramenta de forma prazerosa, motivadora e significativa. Nossa ideia é tornar a ciência mais acessível e lúdica, sobretudo através da explicação dos fenômenos da natureza”, comenta o docente.

Dentro de um mês, a equipe pretende disponibilizar o software para o público. Paralelamente, segue em tramitação seu registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

Saiba mais

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, Beliato realizou o “Café Científico”, em conjunto com outros professores do campus, momento para socialização de propostas de trabalho, com base na alfabetização científica. A iniciativa ultrapassou os muros do IFBA, alcançando espaços distintos da cidade, por meio da intermediação do professor Jonei Marques. Profissionais convidados também participaram dos encontros.

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