Culinária

5 dicas para impressionar na cozinha

Com poucas dicas, você pode impressionar os amigos e a família

03/04/2018 às 12h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Não é preciso ser um chef de cozinha para fazer pratos que agradem e impressionem a família ou os amigos. Com poucas dicas, é possível transformar completamente a experiência gastronômica. Se você é um cozinheiro de mão cheia, aqui vão algumas dicas para você melhorar ainda mais suas habilidades culinárias.

1 – Utilize a internet a seu favor
Seja você um cozinheiro iniciante ou mais avançado, a internet abre um mundo de opções e é um meio para que você tenha novos insights sobre os pratos que você prepara. No YouTube, é possível encontrar diversas videoaulas e canais que ensinam passo a passo como fazer uma receita. Há desde pratos tradicionais até os mais inusitados. Você pode se inspirar neles para desenvolver seu próprio prato. Você também pode procurar por cursos e aulas de gastronomia para quem quer fazer comida em casa sem nenhum objetivo profissional.

2 – Cuidado com o ponto da carne
Mal-passada, ao ponto e bem passada. Esses são os pontos tradicionais de uma carne. Não existe melhor ou pior, apenas o ponto ideal para cada um. Apesar disso, existem alguns cortes de carne que exigem um tipo específico de ponto. A costela, por exemplo, deve ser servida bem-passada. A temperatura da carne também é muito importante – antes de colocá-la no fogo, verifique se ela está em temperatura ambiente e não congelada.

3 – Prove enquanto está preparando
Pode parecer uma dica óbvia, mas é comum se esquecer de provar o prato que se está preparando. Além de educar seu paladar, você diminui o risco de se surpreender com o resultado. Durante o preparo, você ainda consegue corrigir algum problema relacionado ao sabor.

4 – Invista na harmonização
Os principais chefs de cozinha do mundo são especialistas em harmonizar texturas e sabores diferentes com o intuito de alcançar um equilíbrio entre os elementos do prato. Saber balancear esses fatores é primordial para desenvolver um prato saboroso. Você pode, por exemplo, unir a textura de um alimento crocante a um macio e adicionar acidez ao prato.

Para surpreender ainda mais sua família ou seus amigos, também pensem em harmonizar os pratos de acordo com as bebidas. Um vinho tinto, por exemplo, pode combinar melhor com carnes vermelhas, enquanto os vinhos brancos geralmente harmonizam bem com peixes.

5 – Escolha bem os utensílios de cozinha
Quantidade não é qualidade. Por este motivo, não é produtivo ter dezenas de utensílios na cozinha se você não os utiliza. Tenha os talheres e utensílios certos para cada necessidade,. Uma faca bem afiada, por exemplo, é item obrigatório para que você possa fazer bons cortes.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade