Mundo do Trabalho

Gestão por competência: 5 razões para treinar equipes e garantir resultados

Especialista em gestão de pessoas fala sobre a sigla C.H.A e as transformações necessárias na seleção e treinamento dos funcionários

27/03/2018 às 08h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O tema gestão por competência tem sido muito discutido na contratação de funcionários no ambiente corporativo. Afinal, diplomas não bastam para garantir bons resultados em espaços cada vez mais dinâmicos, competitivos e em constante atualização.Existem mais pessoas formadas segundo o último levantamento realizado pelo IBGE com aumento de 4,4% para 7,9%. Os estados com maior concentração de diplomas são Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em contrapartida, de acordo com a pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) o Brasil é o 3º país com maior carência de trabalhadores qualificados, ficando atrás da Índia e Japão.Há um aumento da população brasileira com diploma, mas diante das transformações constantes geradas pelo mundo digital e globalizado, o recrutamento de funcionários também vai exigir mudanças.

1. C.H.A – Como essa sigla contribui na gestão de talentos?

A sigla (C.H.A) ganha destaque, pois auxilia de forma precisa nas contratações, treinamentos e capacitações. A letra (C) inclui Conhecimento, (H) Habilidades, (A) Atitudes.

Todo o Conhecimento em avaliação será a partir da experiência acadêmica e teórica. A Habilidade inclui o conhecimento em prática, tal como o domínio das ferramentas de trabalho. Já a Atitude são as características pessoais do entrevistado, comportamento humano e experiências que moldam a forma de agir.

A psicóloga e consultora em gestão de pessoas, Luana Nodari, explica que é possível contar com os testes psicológicos para identificar as características do entrevistado e confirmar as competências.

2. Por que os testes psicológicos e a avaliação C.H.A são importantes no cenário atual?

É comum empresas deixarem de lado os testes psicológicos e partir para as entrevistas com teor totalmente pessoal. A especialista ressalta que esse erro é frequente durante a contratação, pois avalia-se a simpatia, habilidade para comunicar sobre o trabalho, excluindo as capacidades práticas levantadas pelo C.H.A.

3. Empresas possuem persona

A empresa hoje possui uma identidade e busca essas características também nos funcionários. O Google é um exemplo quando falamos sobre a criatividade em gestão de pessoas, dinamismo, descontração e flexibilidade.

Além de atender as necessidades para execução de determinadas tarefas, o empregado – independente do cargo – precisa se enquadrar ao perfil corporativo.

“Pode ocorrer do entrevistado não se enquadrar para o perfil da vaga, mas possuir habilidades pessoais e técnicas que se encaixam com outras necessidades da empresa. É possível nesse caso, oferecer oportunidade em outra função”, orienta.

4. Ser pessoal ou racional? Posso unir essas características na hora da contratação?

A especialista em Gestão de Pessoas orienta equilibrar os aspectos da personalidade do entrevistado junto às habilidades e competências.

“É essencial que o entrevistador saiba relacionar de forma lógica os resultados obtidos nos testes e as informações apresentadas na entrevista para entender em qual atividade a pessoa se sairia melhor”, explica.

O Conhecimento, a Habilidade e a Atitude avalia o candidato conforme sua competência para a função, o que não exclui as habilidades pessoais tão valorizadas e necessárias no ambiente corporativo.

“Atualmente o profissional autêntico, pró-ativo e capaz de apontar os resultados alcançados de forma clara ganha destaque. Quem não se mostra, não é visto”, alerta.

5. Treinar para desenvolver competências

A gestão por competência vai exigir investimento de tempo e atenção da equipe de Recursos Humanos. O grupo de treinamento auxilia no desenvolvimento das competências pessoais e profissionais com foco na produtividade, criação e resultados.

Definir as competências em cada empregado é essencial para construção de toda a empresa. Lembre-se que a equipe é a marca, registro e serviço oferecido. Treinar é investir, sempre!

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade